_
_
_
_
Arte

35 ilustrações de ‘Zapata gay’ contra a homofobia no México

Artistas mexicanos realizam sua própria versão do quadro de Zapata nu, após protestos e ataques à comunidade LGTBIQ+ no país

Almudena Barragán

“A arte tem limites?", perguntava Marcel Duchamp, no início do século XX, quando suas obras desafiavam os limites da época. Um século mais tarde, a pergunta segue no ar e questiona a reinterpretação dos símbolos, os valores, a provocação e a ironia sobre a sociedade em que vivemos.

Sob este discurso, o quadro do pintor mexicano Fabián Chairez (Chiapas, 1987) intitulado A Revolução, representa o líder de seu país Emiliano Zapata nu, montado em um cavalo, com sapatos de salto e um chapéu cor de rosa.

A obra causou rejeição por parte de alguns dos descendentes do revolucionário e grupos organizados de camponeses, enquanto foi aplaudida pelos que consideram tratar-se de uma amostra de arte contemporânea disruptiva, que pretende ir na contramão da masculinidade hegemônica e da figura do macho mexicano.

"Trata-se de representar de forma digna outro tipo de masculinidades que não estamos acostumados a ver", disse Fabián Chairez em entrevista ao EL PAÍS.

Depois que integrantes da comunidade LGTBIQ+ foram agredidos em frente ao Palácio de Belas Artes no México, onde está exposto o quadro como parte de uma exposição em homenagem ao caudilho da Revolução no país, vários artistas e ilustradores compartilharam suas versões da obra como apoio à liberdade sexual e à diversidade. Todas elas foram publicadas nas redes sociais com a hashtag #ZapataGay. Aqui, uma amostra:

View this post on Instagram

mi zapata gei🌺🌈

A post shared by Anny (@hello_anny_) on

Arte contemporáneo no te mueras nunca.

Gepostet von Rodrigo Vidal Tamayo Ramírez am Donnerstag, 12. Dezember 2019

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_