Greta Thunberg, a “pirralha” eleita pessoa mais relevante de 2019 pela ‘Time’
Publicação avalia que a ativista “conseguiu transformar uma vaga preocupação sobre o planeta em um movimento mundial que exige uma mudança global”
Greta Thunberg, a quem o presidente Jair Bolsonaro chamou de “pirralha”, foi eleita a pessoa do ano de 2019 pela revista Time. A publicação norte-americana escolhe a cada ano um homem, mulher ou movimento que esteve no foco midiático nos últimos 12 meses. Desta vez, a Time avaliou que a jovem ativista sueca “conseguiu transformar uma vaga preocupação sobre o planeta em um movimento mundial que exige uma mudança global”.
Thunberg, de 16 anos, virou o símbolo da luta contra a mudança climática. A Time publica neste número dedicado à ativista uma longa reportagem sobre ela e sobre sua jornada através do oceano Atlântico, a bordo de um catamarã, para participar da Cúpula do Clima, a COP25, que está acontecendo em Madri. “Há esperança. Eu vi. Mas ela não vem dos Governos e das corporações, e sim das pessoas”, disse Thunberg nesta quarta-feira em seu discurso na COP25.
Entre os finalistas da edição deste ano estavam o presidente dos EUA, Donald Trump, a presidenta da Câmara de Representantes (deputados), Nancy Pelosi, e os manifestantes de Hong Kong. Para essa eleição anual, a Time realiza uma pesquisa com seus leitores, mas a palavra final cabe aos editores da publicação.
No ano passado, a revista dividiu esse reconhecimento entre várias figuras dos meios de comunicação, como o repórter saudita Jamal Khashoggi, assassinado em 2 de outubro de 2018 no consulado de seu país em Istambul, e a jornalista filipina Maria Ressa, diretora-geral do site noticioso Rappler e perseguida pelo regime de Rodrigo Duterte. Um ano antes, em 2017, a Time havia dedicado sua capa às mulheres que romperam o silêncio e se atreveram a denunciar o assédio sexual dando lugar ao movimento #MeToo.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.