_
_
_
_
_

Sergio Moro ameaça deixar Governo contra demissão de diretor da PF

Mesmo após crise, exoneração de Maurício Valeixo foi publicada no Diário Oficial desta sexta. Na véspera, ex-juiz da Lava Jato se sentiu desautorizado por Bolsonaro, e núcleo militar agiu para tentar apagar incêndio

O ministro Moro no dia 13 de abril, em cerimônia no Planalto.
O ministro Moro no dia 13 de abril, em cerimônia no Planalto.ADRIANO MACHADO (Reuters)

O ex-juiz Sergio Moro ameaçou nesta quinta-feira pedir demissão do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O anúncio de um possível desligamento da pasta ocorreu depois que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), avisou a ele que trocaria o diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Maurício Valeixo. O policial foi indicado por Moro para o cargo e é de extrema confiança do ministro. Moro e Valeixo trabalharam juntos no início da Lava Jato, a operação anticorrupção que alçou ambos aos atuais cargos.

Mesmo após a crise iniciada com a notícia da possível demissão, a exoneração de Valeixo foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. Segundo a medida, assinada por Bolsonaro, a destituição foi feita a pedido. Interlocutores do ministro disseram ao EL PAÍS que, se Valeixo saísse, Moro também deixaria o cargo por se sentir desautorizado pelo chefe do Executivo. O objetivo do presidente com a mudança é ter maior influência sobre as investigações da polícia.

Mais informações
Brazil's Justice Minister Sergio Moro arrives to an inauguration ceremony of the new Regional Development minister Rogerio Marinho (not pictured) at the Planalto Palace, in Brasilia, Brazil, February 11, 2020. REUTERS/Adriano Machado
Os acenos de Bolsonaro para colocar Sergio Moro na “gaiola dourada” do STF
Brazil's President Jair Bolsonaro leaves Alvorada Palace, amid the coronavirus disease (COVID-19) outbreak, in Brasilia, Brazil, April 20, 2020. REUTERS/Ueslei Marcelino
Brasil retrocede na luta contra a corrupção apesar do discurso de Bolsonaro

Nesta quinta, os ministros-generais de Bolsonaro entraram em jogo para tentar amenizar mais uma crise iniciada pelo presidente. Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral) e Walter Braga Netto (Casa Civil) tentaram convencer o presidente a não demitir Valeixo e, consecutivamente, não perder Moro. Ramos e Braga Netto procuraram quase que imediatamente o ex-juiz. No ano passado, foi Heleno quem garantiu Moro no cargo, em outro momento de tensão. Na época, o decano dos generais da reserva disse ao presidente que demitir seu ministro-estrela seria o fim de seu Governo.

Após um dia inteiro de especulações a respeito, o jornal Valor Econômico afirmou à noite que intervenção do núcleo militar havia funcionado e que Bolsonaro havia decidido adiar a troca no comando da PF. No início da tarde, a Folha veiculou a informação de que o ministro da Justiça havia pedido demissão, mas sua assessoria negou a notícia. A veiculação da informação de que Moro teria se demitido teve forte impacto sobre a Bolsa de valores do Brasil. Após uma manhã de volatilidade, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, passou a cair mais de 2%. As especulações também se refletiram no avanço do dólar frente ao real. A moeda norte-americana chegou a bater 5,50 reais. Às 15h05 o dólar registrava alta de 0,51%, cotado a 5,483 reais.

'Fritura’ lenta

Moro chegou ao ministério no ano passado com a alcunha de superministro. A promessa era de que teria carta branca para atuar. Na prática não é o que ocorre. Meses depois da posse, Bolsonaro passou a dizer que ele próprio tinha poder de veto sob as decisões ministeriais. Uma de suas preocupações era que a Polícia Federal pudesse avançar nas investigações contra o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), suspeito de desviar recursos de seus antigos assessores na Assembleia Legislativa do Rio.

Essa foi a quinta vez que o presidente deu sinais públicos para enfraquecer Moro, um ministro mais popular que o próprio mandatário. As outras foram: quando Bolsonaro aventou a possibilidade de demitir Valeixo no ano passado, sinalizando que trocaria o superintendente da PF no Rio de Janeiro, quando sugeriu que dividiria o ministério em dois; e quando sancionou a lei que criava a figura do juiz de garantias, contrariando a orientação de Moro. Além de ser constantemente alvo de fogo amigo provindo do Palácio do Planalto, Moro se incomodou com a aproximação de Bolsonaro com figuras condenadas ou rés nos dois maiores escândalos de corrupção do país, o mensalão do PT a Lava Jato.

A PF é um organismo cioso de sua autonomia e uma peça crucial em Brasília, por causa do papel em grandes investigações, especialmente depois de escândalos como mensalão e a Lava Jato ou no caso de crimes de alta voltagem como a morte de Marielle Franco (a PF investigou, por exemplo, como atuou a polícia do Rio no caso). Nesta quinta, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) lançaram nota para repudiar uma possível troca com cariz político, “com absoluta falta de institucionalidade”: “Essas especulações, infelizmente, prejudicam a estabilidade da Polícia Federal, a sua governança e colocam em risco a própria credibilidade na lisura dos trabalhos da instituição. O problema não reside nos nomes de quem está na direção ou de quem vai ocupá-la. Mas sim, na absoluta falta de previsibilidade na gestão e institucionalidade das trocas no comando”, diz o texto.

No ano passado, a tentativa de interferir politicamente na troca da PF do Rio feita por Bolsonaro foi criticada por organismos de combate a corrupção, como a Transparência Internacional. Um dos motivos aventados na época para provocar a mudança, então frustrada, foi um inquérito envolvendo grupos milicianos fluminenses.

A crise envolvendo Moro não é a única no gabinete de Bolsonaro. Nesta semana, outro auxiliar que era considerado superministro de Bolsonaro, Paulo Guedes, da Economia, também perdeu poderes. O plano de recuperação econômica do Governo anunciado na quarta-feira pelo Governo foi coordenado pelo ministro Braga Netto e não teve qualquer participação de Guedes. Muito menos o seu aval, já que se baseia em forte investimento público, o que a agenda neoliberal do ministro não aceita.

Desde que iniciou seu Governo, Bolsonaro é quem mais cria crises em sua gestão. Elas se intensificaram nos últimos dez dias. No período, além de queimar Moro e Guedes, ele trocou o seu ministro da saúde em meio a pandemia de coronavírus e participou de uma manifestação que pedia intervenção militar no país.

Com informações da repórter Heloísa Mendonça

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_