Polícia prende homem que alegou ter uma bomba perto do Capitólio dos EUA

As forças de segurança evacuaram vários edifícios nas proximidades do Congresso norte-americano

Polícia bloqueia região do Congresso dos Estados Unidos devido a ameaça de bomba, nesta quinta-feira em Washington.NICHOLAS KAMM (AFP)
Mais informações
Declínio dos EUA como superpotência no Afeganistão projeta sombras sobre o Oriente Médio
Biden: “Os EUA não poderiam continuar lutando uma guerra que os afegãos não estão dispostos a travar”
Lições aprendidas no Afeganistão? Nenhuma

A polícia do Capitólio dos Estados Unidos deteve um homem que afirmava ter uma bomba dentro de sua caminhonete fora da sem identificação em frente à Biblioteca do Congresso em Washington, nesta quinta-feira. A Polícia do Capitólio evacuou vários prédios nas proximidades do centro da cidade, onde o Congresso e a Suprema Corte estão localizados. Após quase cinco horas, em que os agentes negociaram com o suspeito identificado como Floyd Ray Roseberry, 49 anos, ele se rendeu e saiu do veículo. As forças de segurança enviaram atiradores para a área depois que policiais avistaram o suspeito com um objeto que parecia ser um detonador.

Antes da prisão, o chefe de polícia do Capitólio dos EUA, Thomas Manger, disse que eles estavam em conversações com o suspeito. “Meus negociadores estão trabalhando duro para conseguir uma solução pacífica para este incidente”, disse. A área do Capitólio está bloqueada por carros de polícia e blocos de concreto. Os agentes recomendaram que os funcionários da área evacuassem e usassem os túneis subterrâneos, se necessário, para deixar a área. Os congressistas não estão em seus escritórios, porque a Câmara dos Representantes está em recesso de férias esta semana.

As forças de segurança informaram à mídia local que trabalhavam para descobrir se o dispositivo explosivo poderia ser operado e se o homem na caminhonete possuía um detonador. A Polícia Metropolitana do Distrito de Columbia, o FBI e o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos também trabalharam na ocorrência.

Enquanto as forças de segurança negociavam com o indivíduo, a Polícia de Nova York fechou temporariamente a Times Square, no coração d cidade, por um pacote suspeito. No início de agosto, um policial foi morto e várias pessoas ficaram feridas em um tiroteio perto do Pentágono. A sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos ficou bloqueada por uma hora e meia devido ao evento ocorrido na estação de metrô mais próxima ao prédio federal.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em