Acidente ferroviário mata ao menos 48 pessoas em Taiwan
Trem descarrilou após colidir com um veículo de manutenção na entrada de um túnel
O descarrilamento de um trem deixou pelo menos 48 mortos e 118 feridos nesta sexta-feira em Taiwan, segundo a Polícia Ferroviária da ilha. O acidente ocorreu numa composição da linha Taroko Express com 350 passageiros, que se chocou contra um veículo de manutenção na entrada do túnel de Daqingshui, segundo a agência de notícias CNA. Dezenas de pessoas permanecem presas em um dos vagões que saíram dos trilhos. É o pior acidente em meios de transporte de Taiwan nas últimas décadas.
O trem liga Taipé, a capital, no extremo norte da ilha, a Taitung, no sul. Trata-se de uma linha rápida, cujos trens circulam a uma velocidade aproximada de 180 quilômetros por hora. A composição levava 350 passageiros, sua capacidade máxima. Esta sexta-feira é a véspera do Qingming, o dia de finados oriental, no qual é costume visitar os cemitérios e limpar as tumbas de parentes falecidos.
O descarrilamento ocorreu por volta de 9h30 (22h30 de quinta em Brasília) na altura de Hualien, uma localidade da costa leste, informou o ministro dos Transportes de Taiwan, Lin Chia-lung, em sua página oficial do Facebook. De acordo com as primeiras informações fornecidas pela agência oficial de notícias taiwanesa, a Central News Agency (CNA), um veículo de obra “mal estacionado” teria deslizado até parar na trajetória do trem. “Nosso trem se chocou contra um caminhão”, relatou um homem a uma TV local. Imagens feitas pela equipe de bombeiros mostram o que parecem ser os restos do veículo causador da colisão, reduzido a sucata.
Metade do trem ficou dentro do túnel. Aproximadamente cem pessoas foram resgatadas até agora dos quatro vagões frontais, enquanto que os quatro traseiros ficaram deformados por causa do impacto, o que dificulta a operação de resgate. Por volta do meio-dia (hora local), 200 passageiros permaneciam dentro do trem. Seu maquinista ainda não foi localizado.
A costa leste de Taiwan é um destino turístico muito popular, e a linha que a percorre é famosa por seus túneis. O último acidente ferroviário na ilha datava de 2018, quando 18 pessoas morreram e 175 ficaram feridas após o descarrilamento de um trem no noroeste do território. Investigações posteriores revelaram que o condutor excedeu o limite de velocidade e desativou manualmente os sistemas de proteção. O acidente mais letal até agora havia sido registrado em 1981, quando outra colisão tirou a vida de 30 pessoas.
O gabinete da presidenta Tsai Ing-wen declarou que a chefa de Estado ordenou aos hospitais que se preparem para acolher muitas vítimas. “A prioridade absoluta agora é socorrer as pessoas presas nas ferragens”, informou seu gabinete em nota.
A linha ferroviária do leste de Taiwan é um atrativo turístico porque percorre sua esplêndida e menos povoada costa oriental. Através de múltiplos túneis e pontes, serpenteia pelas montanhas e espetaculares cânions antes de descer pelo vale do Huadong.