Brisbane, na Austrália, será sede dos Jogos Olímpicos 2032
É a terceira vez que uma cidade australiana será sede das Olimpíadas, depois de Melbourne, em 1956, e Sydney, em 2000
A cidade de Brisbane, na Austrália, vai organizar os Jogos Olímpicos do ano de 2032. A confirmação da cidade australiana como sede olímpica ocorreu nesta quarta-feira, após decisão em assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Tóquio.
A Austrália tem tradição em receber grandes eventos esportivos. O país organizou os Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, e os Jogos de 1956, em Melboune.
A decisão de escolher Brisbane como sede ocorreu após uma mudança nas regras de candidaturas. Não há mais campanhas oficiais das cidades, uma forma de tornar o processo mais democrático e simples. Outras cidades, como Budapeste e Doha, haviam manifestado interesse em receber as Olimpíadas da próxima década.
De acordo com a proposta apresentada pela Austrália, as competições esportivas devem ser divididas em três centros de competição: a própria Brisbane (com 21 instalações), Gold Coast (a 65 quilômetros, com seis locais) e Sunshine Coast (85 quilômetros, com três instalações).
Após a celebração em Tóquio ―cuja cerimônia oficial de abertura acontece na sexta-feira, 23 de julho― as próximas edições dos Jogos Olímpicos serão em Paris, em 2024, Los Angeles, em 2028, e Brisbane em 2032.
Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui
Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.