Jogos Olímpicos

Brisbane, na Austrália, será sede dos Jogos Olímpicos 2032

É a terceira vez que uma cidade australiana será sede das Olimpíadas, depois de Melbourne, em 1956, e Sydney, em 2000

Vista da cidade australiana de Brisbane, sede dos Jogos Olímpicos 2032.
Vista da cidade australiana de Brisbane, sede dos Jogos Olímpicos 2032.JAIMI JOY / Reuters

Mais informações

A cidade de Brisbane, na Austrália, vai organizar os Jogos Olímpicos do ano de 2032. A confirmação da cidade australiana como sede olímpica ocorreu nesta quarta-feira, após decisão em assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Tóquio.

A Austrália tem tradição em receber grandes eventos esportivos. O país organizou os Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, e os Jogos de 1956, em Melboune.

A decisão de escolher Brisbane como sede ocorreu após uma mudança nas regras de candidaturas. Não há mais campanhas oficiais das cidades, uma forma de tornar o processo mais democrático e simples. Outras cidades, como Budapeste e Doha, haviam manifestado interesse em receber as Olimpíadas da próxima década.

De acordo com a proposta apresentada pela Austrália, as competições esportivas devem ser divididas em três centros de competição: a própria Brisbane (com 21 instalações), Gold Coast (a 65 quilômetros, com seis locais) e Sunshine Coast (85 quilômetros, com três instalações).

Após a celebração em Tóquio ―cuja cerimônia oficial de abertura acontece na sexta-feira, 23 de julho― as próximas edições dos Jogos Olímpicos serão em Paris, em 2024, Los Angeles, em 2028, e Brisbane em 2032.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.












Arquivado Em:

Mais informações

Pode te interessar

O mais visto em ...

Top 50