Brasil cai perante a Argentina no Maracanã, que quebra jejum de títulos e vence a Copa América 2021

Di Maria faz golaço para a seleção Albiceleste no primeiro tempo e Brasil tem gol anulado. É o 1º título de Messi com a seleção principal. Veja como contamos o jogo, minuto a minuto

Brasil e Argentina disputam a final da Copa América 2021.
Brasil e Argentina disputam a final da Copa América 2021.MAURO PIMENTEL(AFP); Ricardo Moraes (REUTERS); Andre Penner(AP)

A Argentina derrotou o Brasil no Maracanã e conquistou seu 15º troféu na Copa América. Aos 21 minutos do primeiro tempo, O atacante Di Maria abriu o placar para a seleção argentina com um golaço de cobertura. A equipe de Tite voltou mais ofensiva no segundo tempo, e Richarlison chegou a marcar, mas o gol estava impedido e foi anulado.

Com a vitória na Copa América 2021, a Albiceleste quebrou um jejum de 28 anos. A última vez que a Argentina foi campeã do torneio continental foi em 1993, quando venceu o México. Já o Brasil ―que venceu a edição anterior com vitória sobre o Peru, em 2019― buscava conquistar sua décima taça.

O torneio sul-americano foi cercado de polêmica. O Brasil foi escolhido pela Conmebol como sede depois de a Argentina e a Colômbia declinaram de receber o campeonato devido à pandemia de covid-19. Mas a escolha do Brasil foi cercada de críticas, já que o país somava meio milhão de mortes pelo coronavírus na ocasião ―número que não parou de escalar desde então, passando de 532 mil vítimas até este sábado. Com exceção da final, todos os jogos foram a portas fechadas e sem público.

Os protocolos sanitários defendidos pela Conmebol e pelo Governo brasileiro, que não permitiram a entrada de público durante todo o torneio, foram atualizados para a final. A entidade permitiu a entrada de mais de 5.000 torcedores nas arquibancadas, sendo 2.200 brasileiros, 2.200 argentinos e outros convidados, desde que apresentassem um teste PCR negativo para o coronavírus. Poucas horas antes do início da partida, a Conmebol divulgou em suas redes que estava detectando “testes adulterados” utilizados pelos torcedores.

Na entrada do estádio, a organização permitiu aglomerações de torcedores e ambulantes, muitos sem máscaras, em longas filas que tinham como destino o mesmo portão, onde eram retiradas os ingressos. A liberação da entrada ainda causou mais confusão, com empurrões e torcedores forçando passagem. Ainda que promovendo multidões não recomendadas na pandemia, a presença de um público empolgado pela final trouxe um ambiente de ânimo, camisas das seleções e cantos de torcida nos entornos do Maracanã, algo que ainda não tinha acontecido na desacreditada Copa América.

São mais de 100 anos de uma rivalidade histórica entre Brasil e Argentina. A seleção Canarino e a rival sulamericana já se enfrentaram 106 vezes, com vantagem para a seleção brasileira, que somava até hoje 43 vitórias, 25 empates e 38 derrotas.

Veja como contamos o duelo, minuto a minuto (em espanhol):

¡Muchas gracias por acompañarnos esta noche/madrugada! Les agradecemos su preferencia. Pueden leer toda la resaca de la Copa América en la web de EL PAÍS. En esta portadilla encontrarán toda la información. 

¡Hasta la próxima!

Juan Pablo Sorín, exdefensor de Argentina, felicita en especial al cuerpo técnico plagado de sus excompañeros Roberto Ayala, Pablo Aimar y Walter Samuel

Las palabras de felicitación de Alberto Fernández, presidente de Argentina: 

El mensaje del Jefecito de Argentina, Javier Mascherano:

¡Vaya vídeo que prepararon en la AFA en honor a Messi!

Messi aún no firma la renovación con el Barça, pero el club le felicita a la distancia:

Los mejores momentos de Messi en esta Copa América

La producción de este torneo ha logrado recopilar los goles y mejores jugadas del chico consentido de la noche: Lionel Messi

Di María, de la misma generación que Messi, ha logrado conquistar algo con Argentina. Esta vez su gol será tan recordado por los argentinos por mucho tiempo. El del PSG entró de titular y funcionó. Gran apuesta del entrenador Lionel Scaloni.

(Foto: EFE).

Messi ha ganado la Copa América algo que dos de los grandes iconos de América no lograron. Ni Pelé ni Maradona alzaron el torneo continental. 

En la cancha del Maracaná el Papu Gómez ya dio sus mejores bailes con la Copa

Un gran momento entre los amigos: 

Messi perdió en Maracaná la Copa del Mundo en 2014; en 2021 gana la Copa América a una de las mejores versiones de Brasil en el mismo césped.

Argentina ya tiene 15 Copas América. ¡Las mismas que Uruguay! Brasil se queda con nueve.

Brasil sufre otra caída en Maracaná. Neymar se va de su país sin ganar la Copa América

El abrazo del que hablábamos: 

Messi gana el premio a mejor jugador del torneo. La Pulga, por fin, puede darle un título a su país.

El argentino Emiliano Martínez se ha ganado el premio a mejor portero de la Copa América. El Dibu lo celebra, vaya tanda de penaltis contra Colombia.

Di María se ganó el premio a mejor jugador del partido. El hombre del gol del triunfo hizo mucho por la Albiceleste para buscar centros.

Messi y Neymar se han abrazado en el campo. Los grandes amigos del Barça vaya que la pasaron mal en Maracaná. Pero Argentina sonríe.

Di María se ganó el corazón de los argentinos: 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS