_
_
_
_
_

Auxílio emergencial de 2021 começa em 6 abril, com valores menores e menos beneficiados. Saiba as regras

Serão quatro parcelas mensais, com valores entre 150 a 375 reais, pagas a 45,6 milhões de pessoas no Brasil, 22,6 milhões a menos que as contempladas em 2020. Ajuda não aceitará novos cadastros

Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal.
Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal.Marcelo Camargo/Agência Brasil (Agência Brasil)

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira que a nova rodada do auxílio emergencial será paga a partir de 6 de abril para os trabalhadores que fazem parte do Cadastro Único e para os que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa. Para os beneficiários do Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril. Bolsonaro assinou, no dia 18 de março, a medida provisória com as regras para as novas parcelas do benefício detalhando valores e especificando os grupos que serão beneficiados. No total, serão quatro parcelas a 45,6 milhões de pessoas ―22,6 milhões a menos do que as contempladas em 2020. Os valores também são menores que o ano passado, quando a população contemplada recebia em média 600 reais. Neste ano, os repasses aprovados variam de 150 reais a 375 reais, a depender da composição familiar.

O auxílio emergencial 2021 foi viabilizado após a aprovação do texto-base da PEC Emergencial na semana passada. A Proposta de Emenda à Constituição possibilita neste ano uma nova rodada do benefício no valor de até 44 bilhões de reais por fora do teto de gastos, a regra que impede que as despesas públicas cresçam mais do que a inflação. Só irá receber o novo auxílio, pago para minimizar o impacto da crise econômica gerada pela pandemia de covid-19, quem já recebeu no ano passado e, portanto, já está inscrito nos cadastros públicos usados para a análise dos pedidos. Não serão aceitos novos cadastros. O novo auxílio será pago somente a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e renda mensal total de até três salários mínimos.

Qual será o valor do auxílio emergencial 2021?

Apenas uma pessoa de cada família poderá receber o auxílio, que terá quatro parcelas mensais:

  • Para quem mora sozinho: 150 reais.
  • Famílias com mais de uma pessoa e que não são chefiadas por mulheres: 250 reais.
  • Famílias chefiadas por mulheres: 375 reais.

Quem terá direito ao auxílio emergencial neste ano?

Só receberão o benefício famílias com renda total de até três salários mínimos por mês, o equivalente a 3.300 reais, desde que cada pessoa da casa não tenha renda acima de meio salário mínimo (equivalente a 550 reais). Além dos trabalhadores informais e desempregados, os beneficiários do Bolsa Família continuarão tendo direito ao benefício, pela mesma regra anterior: a pessoa receberá o valor mais vantajoso. Se a parcela do auxílio emergencial for mais alta do que o montante pago pelo Bolsa Família, ficará com o auxílio.

Quem está excluídos do benefício?

As pessoas que receberam o auxílio no ano passado, mas não sacaram nem usaram o dinheiro não terão direito ao novo benefício, assim como quem estiver com o auxílio do ano passado cancelado no momento da avaliação de elegibilidade para 2021.

Mais informações
presidente de la Cámara de Diputados, Arthur Lira (con barbjio) y el presidente de Brasil, Jair Bolsonaro
Congresso discute auxílio de 250 reais, mas entidades pedem aumento de valor “por questão humanitária”
25 de setembro de 2020. Uma família de recicladores de Fortaleza teme voltar ao mapa da fome diante das a mudanças no auxílio emergencial. Nas fotos, Maria Marlúcia de Souza, de 37 anos.
'Uma proposta para ressuscitar o auxílio emergencial', por MONICA DE BOLLE
People walk at a popular shopping street amid the coronavirus disease (COVID-19) outbreak, in Rio de Janeiro, Brazil, August 11, 2020. REUTERS/Ricardo Moraes
Descumprir o teto de gastos ou paralisar serviços públicos, a encruzilhada das contas públicas brasileiras

O auxílio emergencial 2021 ainda prevê outros critérios de elegibilidade. Estão excluídos os residentes médicos, multiprofissionais, beneficiários de bolsas de estudo, estagiários e similares. Quem teve rendimentos tributáveis acima de 28.559,70 reais em 2019 ou tinha em 31 de dezembro daquele ano a posse ou a propriedade de bens ou direitos de valor total superior a 300.000 reais, ou tenha recebido em 2019 rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superior a 40.000 reais, também não poderá solicitar o novo benefício.

Tampouco terá direito a receber o novo auxílio são pessoas com menos de 18 anos― exceto mães adolescentes―, quem estiver no sistema carcerário em regime fechado ou tenha seu CPF vinculado à concessão de auxílio-reclusão, quem tiver indicativo de óbito nas bases de dados do Governo federal ou tenha seu CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte. Quem recebe benefício do INSS, seguro-desemprego ou de algum programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família, também não será contemplado.

No ano passado não recebi o benefício, posso me cadastrar para recebe o auxílio emergencial 2021?

Não. O auxílio só será pago para quem já recebeu no ano passado e não serão aceitos novos cadastros.

Quando o auxílio será pago?

As parcelas começarão a ser repassadas na segunda-feira, 6 de abril. Os primeiros a receber serão os nascidos em janeiro. Os aniversariantes de fevereiro terão de aguardar o dia 9 de abril; os de março, 11 de abril; os de abril, 13 de abril; os de maio, 15 de abril; os de junho, 18 de abril; os de julho, 20 de abril; os de agosto, 22 de abril; os de setembro, 25 de abril; os de outubro, 27 de abril; os de novembro, 29 de abril; e os de dezembro, 30 de abril.Para os beneficiários do Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Quantas pessoas irão receber?

Serão pagos 43 bilhões de reais para 45,6 milhões de pessoas:

  • 28.624.776 pessoas que já estão nos cadastros da Caixa ( 23,4 bilhões de reais).
  • 10.697.777 de beneficiários do Bolsa Família (12,7 bilhões de reais).5 bilhões de reais)..
  • 10.697.777 de beneficiários do Bolsa Família (12,7 bilhões de reais)

Auxílio teve 9 parcelas em 2020 e passou de 600 para 300 reais

O presidente Jair Bolsonaro sancionou no dia 2 de abril de 2020 o auxílio para trabalhadores informais de baixa renda, que foi concedido durante a crise gerada pela pandemia de coronavírus. A medida durou nove meses no no ano passado e o programa foi a principal renda de cerca de 67 milhões de brasileiros em meio à crise sanitária. As cinco primeiras foram de 600 reais e as quatro últimas de 300 reais.

O fim do auxílio emergencial em dezembro, em um momento em que o país via crescer novamente o número de casos de covid-19 e também a fila do desemprego, preocupou a população, que se sentiu desamparada pelo Governo. Os efeitos do benefício foram grandes no ano passado e fizeram, inclusive, a pobreza diminuir no país, ainda que de forma temporária. Ela passou de 23% da população, em maio, para 20,9% em outubro.

Reportagem atualizada no dia 31 de março

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_