_
_
_
_
_

Estados Unidos proibirão download dos aplicativos chineses TikTok e WeChat

A medida entra em vigor neste domingo se a ByteDance não chegar a acordo para vender o TikTok para uma empresa americana

Antonia Laborde
Tiktok
Mark Schiefelbein (AP)
Mais informações
FILE PHOTO: A man walks by a logo of Bytedance, the China-based company which owns the short video app TikTok, or Douyin, at its office in Beijing, China July 7, 2020.  REUTERS/Thomas Suen/File Photo
TikTok, o app chinês na mira dos EUA, é um perigo para o Ocidente?
FILE - In this July 21, 2020 file photo, a man opens social media app 'TikTok' on his cell phone, in Islamabad, Pakistan. The owner of TikTok has chosen Oracle over Microsoft as the American tech partner that could help keep the popular video-sharing app running in the U.S., according to a source familiar with the deal who was not authorized to speak publicly about it. (AP Photo/Anjum Naveed, File)
A “espionagem” do TikTok. Entre o capitalismo de vigilância e a apropriação da Internet
(FILES) In this file photo the upper section of the arena is seen partially empty as US President Donald Trump speaks during a campaign rally at the BOK Center on June 20, 2020 in Tulsa, Oklahoma. - Legions of K-pop fans and TikTok users are taking credit for upending Donald Trump's weekend rally after block-reserving tickets with no intention to attend an event that was beset by an embarrassingly low turnout. (Photo by Nicholas Kamm / AFP) / TO GO WITH AFP STORY by Maggy DONALDSON: "Online disruption of Trump rally highlights K-pop's political hustle"
‘Tiktokers’ e ‘kpopers’ adentram a arena política

O Governo de Donald Trump anunciou nesta sexta-feira que proibirá o download dos aplicativos chineses WeChat, de mensagens, e TikTok, de compartilhamento e vídeos, nos Estados Unidos a partir de domingo. O Departamento de Comércio assinalou em um comunicado que só revogará a ordem se a ByteDance, empresa proprietária do TikTok, fechar um acordo para a venda do aplicativo. Em uma escalada da tensão com Pequim, Trump assinou no início de agosto uma ordem executiva dando 90 dias de prazo à empresa asiática para encerrar suas operações nos EUA, alegando supostos riscos à segurança nacional representados pelo aplicativo, utilizado por cerca de 100 milhões de americanos, principalmente adolescentes.

O anúncio não significa que o TikTok vai parar de funcionar a partir deste domingo, nem que os usuários tenham que desinstalá-lo de seus celulares. O que a medida faz é proibir as operações de distribuição, manutenção e atualização desse aplicativo e do WeChat em qualquer plataforma de download, como as lojas digitais da Google (Play Store) e Apple (App Store) —uma medida que vale apenas para os Estados Unidos. No caso do WeChat, as ações são mais agressivas no curto prazo. O Departamento de Comércio também proibirá, a partir da data anunciada, a transferência de dinheiro ou a realização de pagamentos dentro do país através desse aplicativo.

O Governo americano busca “proteger a segurança nacional”, segundo o comunicado do Departamento de Comércio. “O Partido Comunista Chinês demonstrou os meios e motivos para utilizar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos. As proibições anunciadas hoje [...] eliminam o acesso a esses aplicativos e reduzem significativamente sua funcionalidade”, diz o comunicado, divulgado no início da manhã.

“O TikTok permanecerá intacto até 12 de novembro”, disse o secretário de Comércio, Wilbur Ross, à Fox Business Network. Esse prazo, além de dar um tempo adicional à ByteDance para alcançar um acordo com uma empresa americana, é posterior às eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para 3 de novembro. As negociações forçadas por Trump avançaram na última semana. No domingo passado, a ByteDance escolheu a Oracle como sua “parceira de tecnologia”, segundo a imprensa americana, deixando de lado a proposta da gigante Microsoft.

Se as conversações entre a ByteDance e a Oracle avançarem, elas criarão uma nova empresa nos EUA, chamada TikTok Global, com o objetivo de dissipar as preocupações do Governo de Trump sobre a segurança dos dados de seus usuários. Qualquer acordo alcançado pela empresa de tecnologia chinesa precisa contar com a aprovação de Trump para ser válido. Paralelamente, a rede social entrou com uma ação contra o Governo americano por querer proibir o aplicativo “sem evidências que justifiquem isso” e “colocando milhares de empregos em risco”. A empresa chinesa assinalou que a ordem executiva pode “privar de seus direitos os milhões de usuários da plataforma”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_