_
_
_
_
_

Morre Lee Scratch Perry, lenda e visionário do reggae

O produtor, cantor e descobridor de Bob Marley, essencial no nascimento deste gênero musical, faleceu aos 85 anos de idade na Jamaica

Lee Scratch Perry
Lee ‘Scratch’ Perry, em um show em Londres em março de 2017.Robin Little (Redferns)
Diego A. Manrique
Mais informações
Bob Marley is pictured in the backyard of his home and Wailers/Tuff Gong HQ at 56 Hope Road, in Kingston, Jamaica on an unknown date in 1979 in this handout photo obtained on February 5, 2020.  Adrian Boot/Fifty-Six Hope Road Music Ltd./Handout via REUTERS. THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY.  NO RESALES. NO ARCHIVES. MANDATORY CREDIT
O que há por trás do mito de Bob Marley
The Beatles – Abbey Road
No esplêndido laboratório musical dos Beatles

Lee Scratch Perry, cantor, produtor e uma das grandes figuras do reggae, morreu neste domingo em um hospital em Lucea, Jamaica, aos 85 anos de idade. Nascido como Rainford Hugh Perry, ele trabalhou como produtor nesse gênero tanto dos Wailers, banda criada por Bob Marley, quanto de admiradores brancos como The Clash. Às vezes, lançava discos próprios, instrumentais ou cantados. A causa do falecimento ainda não foi divulgada. O primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, confirmou a notícia e enviou suas condolências a família e amigos. “Sempre recordaremos dele pela sua genuína contribuição à música. Que a sua alma descanse em paz, publicou no Twitter.

Tudo que sabemos sobre Lee Scratch Perry deve ser consumido com precaução: sua capacidade para a automitificação e ofuscamento confundiu até os jamaicanos mais fantasiosos. Garantia que, trabalhando no conserto de estradas, o som das pedras se chocando deu a inspiração de que teria um futuro na música o levou para a capital da ilha, Kingston (em sua narração, “king-stone”, pedra do rei”).

De tamanho pequeno, Perry sobreviveu ao mundo competitivo dos sound systems (discotecas móveis) graças às suas danças desequilibradas e à sua inventividade verbal. Inevitavelmente, terminou colaborando com Dick Coxsone Dodd, Joe Gibbs e outros produtores. Suas músicas iam desde o orgulho das proezas sexuais a demandas iradas por justiça social, passando por peças inspiradas no western spaghetti (faroeste italiano).

Os produtores dividiam o peixe no negócio musical jamaicano e exploravam sem piedade os seus empregados. Perry internalizou sua falta de pensamento ético e se converteu em uma máquina de sucesso, com uma mutante banda de músicos, os Upsetters e, a partir de 1974, com o estúdio Black Ark como instrumento principal de sua criatividade. Intuitivamente, apreciou os recursos do console de mixagem, como inserir loops e recorrer a efeitos sonoros. Isso ocasionou o desenvolvimento do dub, técnica que desconstruía gravações já conhecidas em formas fantasiosas, às vezes eliminando totalmente as partes vocais e acrescentando seus próprios delírios. Alguns experimentos que deslumbraram muitos pesquisadores europeus, de Brian Eno a John Lydon.

Lee 'Scratch' Perry em um concerto de Londres em janeiro de 1984.
Lee 'Scratch' Perry em um concerto de Londres em janeiro de 1984.photo copyright David Corio (Redferns)

Junto aos alucinados discos de dub, Perry faturou clássicos do reggae como Police and Thieves (Junior Murvin), I Shall Be Released (The Heptones) e Chase the Devil (Max Romeo). Também colheu muitas das primeiras joias de Bob Marley e seus companheiros Peter Tosh e Bunny Livingstone; como era típico, vendeu as citas a uma discografia inglesa, sem avisar (e nem pagar) aos Wailers. Reclamar não serviria de nada: Perry estava sempre rodeado de

Por volta de 1980, o estúdio queimou. Perry sempre se culpou pelo incêndio de Black Ark, necessário por razões místicas; não faltam músicos que argumentam que foi um acidente, fruto do descontrole geral, que facilitou uma fuga oportunda. Lee não era uma testemunha confiável apenas por confirmar: depois de um desentendimento com Chris Blackwell, antigo simpatizante e editor de muitas de suas produções, ele lançou uma canção brutal em que afirmava que o fundador do selo Island fazia magia negra com seus artistas. Artistas temperamentais: Lee e Blackwell terminariam se reconciliando.

Atenção: não vale a pena repudir Perry como um tolo. Ao contrário: depois de abandonar a Jamaica nos anos 80, soube se vender como um gênio bizarro para jornalistas e promotores. Ele tocou e gravou de maneira profusa, frequentemente arrastado para o estúdio por discípulos como Adrian Sherwood e Mad Professor. Flexível, se acomodou às exigências dos artistas de hip hop como os Beastie Boys; também incursou em gêneros como o jungle e o dubstep.

Viveu nos Estados Unidos e em diferentes países europeus antes de estabelecer raízes em Zurique e criar uma nova família com uma famosa madame, Mireille Ruegg, depois de uma boda seguindo o ritual Hare Krishna; Perry era também eclético em suas crenças espirituais. Na Espanha, foi visto com frequência; se lhe caía bem, te regalava um par de pedrinhas polidas e pedia que escutasse com atenção; “têm alma”, insistia.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_