Vídeo inédito com John Lennon e Yoko Ono interpretando ‘Give Peace a Chance’ vem à luz
Apresentação foi gravada em um hotel nas Bahamas dias antes da mítica apresentação em Montreal

/cloudfront-eu-central-1.images.arcpublishing.com/prisa/244SIQZM3ZHFHO4QLXYHMP3IBU.jpeg)
Foi um ensaio. Em 25 de maio de 1969 no Hotel Sheraton Oceanus, nas Bahamas. John Lennon e Yoko Ono estavam sentados em um sofá. A câmera mostra da janela o belo dia e alguns casais passeando na praia. Lennon, de camisa rosa e calças brancas, começa a dedilhar o violão e canta Give Peace a Chance. Ao seu lado, Yoko Ono escuta, sorri e canta junto.
A companhia discográfica anuncia o vídeo de 2min47s como “a primeira apresentação da lendária canção”. Uma peça que estreou alguns dias depois, em 31 de maio, no Hotel Queen Elizabeth em Montreal, já como a canção que mais tarde foi lançada em disco.
É uma das canções pacifistas mais emblemáticas de Lennon, exatamente quando aumentava nas ruas dos Estados Unidos a temperatura das manifestações contra a Guerra do Vietnã. A gravação foi feita com um som caseiro, na qual se pode apreciar a cumplicidade do casal. Lennon improvisa a letra, confunde-se e mostra a língua diante das risadas de Ono.
Ambos tinham se casado em 20 de março de 1969 em Gibraltar e passaram a lua de mel no Hotel Hilton em Amsterdã, na cama, protestando contra a guerra e pedindo a paz. Aquilo durou uma semana. A ideia era ir a Nova York para gravar, também em um hotel e na cama, Give Peace a Chance. Mas tiveram a entrada negada, razão pela qual escolheram Montreal. Mas antes passaram pelas Bahamas.
O resgate desta gravação faz parte da comemoração dos 50 anos do disco John Lennon/Plastic Ono Band (1970) com o lançamento, em 23 de abril, de uma edição do álbum com som melhorado. A caixa se chama John Lennon/Plastic Ono Band –The Ultimate Collection e, além do disco original, inclui esta versão inicial de Give Peace a Chance e outros ensaios de canções. Tudo supervisionado por Yoko Ono.
Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Clique aqui