_
_
_
_

A história por trás da lendária foto que John Lennon jamais viu publicada

Neste 8 de dezembro completam-se 38 anos da imagem mais inesquecível de Yoko Ono e do líder dos Beatles, tirada poucas horas antes de seu assassinato

John Lennon e Yoko Ono na famosa foto que ele jamais chegou a ver.
John Lennon e Yoko Ono na famosa foto que ele jamais chegou a ver.ANNIE LEIBOVITZ (INSTAGRAM @MASTERMIND.MAGAZINE)

Todo 8 de dezembro marca um novo aniversário do assassinato de John Lennon, ocorrido na noite de uma segunda-feira de 1980, na entrada do edifício nova-iorquino Dakota, onde ele residia, e depois foi atingido quatro vezes pelo revólver de Mark David Chapman. Sua morte é um dos acontecimentos seminais do século XX, sobre o qual mais se escreveu a respeito e se especulou, mas esse 8 de dezembro também representa o aniversário de uma história menos conhecida do grande público: a de sua lendária foto posando nu com Yoko Ono, que ele jamais chegou a ver.

Mais informações
Paul McCartney: “Lennon e eu competíamos sempre, e era saudável”
‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’ vive: a mítica odisseia dos Beatles volta 50 anos depois
1965: o ano que mudou o pop

Annie Leibovitz, a fotógrafa mais bem paga do mundo, que trabalhou para revistas como Vogue e Vanity Fair, trabalhava para a Rolling Stone em 1980. A revista tinha lhe encomendado uma reportagem com o casal para ser a capa de sua nova edição, em função do lançamento do disco Double Fantasy. Apesar de no início a ideia fosse retratar o Beatle sozinho, Lennon pediu que Yoko posasse ao lado dele e Leibovitz foi com uma Polaroid a seu apartamento no edifício Dakota. “Eu tinha visto a capa na qual estavam se beijando. Fiquei muito comovido com esse beijo. Era muito mais do que uma simples foto de um beijo. Então, para a foto que queria tirar, imaginei-os juntos de alguma forma. E não foi difícil para mim imaginá-los sem roupa, porque tiravam sempre. Mas o que aconteceu foi que no último momento Yoko Ono não quis tirar a roupa. Então seguimos em frente com a foto e é uma imagem muito forte ver Yoko vestida junto a Lennon nu”, explicou a fotógrafa em uma conferência realizada durante o Festival de Cannes de 2013.

O casal cumprimentou Leibovitz pelo trabalho realizado e ficaram de se encontrar novamente para ver o resultado. “É assim, essa é nossa relação”, lembra que o intérprete de Imagine afirmou. Infelizmente a reunião não pode acontecer, já que horas depois Lennon foi assassinado. A imagem foi a capa do número especial de janeiro de 1981 da Rolling Stone em comemoração por sua morte, sem outros ‘adornos visuais’ além do título da revista. Em 2005, a Sociedade Americana de Editores de Revistas qualificou-a como a melhor capa dos últimos 40 anos. Muitos se referiram à imagem como uma profecia do terrível acontecimento que estava para acontecer, pela posição fetal de Lennon e a roupa preta (de luto) de Yoko. Uma imagem histórica que, assim como na música criada por Lennon, merece ser homenageada em todo 8 de dezembro.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_