_
_
_
_
_

Maior iceberg do mundo se desprende da Antártida

Bloco de gelo, maior que a ilha espanhola de Mallorca e três vezes maior que a cidade de São Paulo, foi detectado pelos satélites da Agência Espacial Europeia

Imagem distribuída pela Agência Espacial Europeia mostra o iceberg A-76 com o desenho da ilha de Mallorca como referência da sua extensão.
Imagem distribuída pela Agência Espacial Europeia mostra o iceberg A-76 com o desenho da ilha de Mallorca como referência da sua extensão.ESA (Europa Press)

Um bloco de gelo maior que a ilha de Mallorca se desprendeu do continente antártico, no mar de Weddell, gerando o maior iceberg do mundo, informou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

O gigantesco iceberg, que recebeu o nome de A-76, foi identificado graças às imagens enviadas pelos dois satélites Copérnico dentro da missão Sentinel 1. A placa de gelo mede 175 quilômetros de comprimento por 25 de largura, numa superfície total de 4.320 quilômetros quadrados. A ilha de Mallorca, território espanhol no Mediterrâneo que foi usado como referência para comparar a extensão, tem 3.640 quilômetros quadrados. O iceberg é três vezes maior que a cidade de São Paulo.

Mais informações
Algunas ballenas boreales han dejado de migrar al sur y pasan el invierno en el norte de Alaska.
Mudança climática já alterou a vida no Ártico
Erosión provocada por el temporal Emma en 2018 en la playa de Camposoto (San Fernando, Cádiz).
Metade das praias de areia do planeta está ameaçada pela mudança climática
Imagem aérea da gigantesca fenda na plataforma de gelo Larsen C.
Iceberg com quatro vezes a área de São Paulo se desprende na Antártida

O A-76 se separou da plataforma de gelo Filchner-Ronne e supera em extensão todos os outros que atualmente flutuam pelas águas oceânicas. O maior até a formação deste era o A-23A, que também se encontra no mar de Weddell e ocupa 3.380 quilômetros quadrados.

A denominação dos icebergs se compõe a partir do quadrante antártico em que são avistados originalmente, seguido de uma letra sequencial. Se posteriormente a massa de gelo se rompe, cada fração acrescenta outra letra sequencial ao seu nome.

O British Antarctic Survey foi a instituição que detectou a enorme massa de gelo nas imagens enviadas pelo Copérnico, uma informação que foi também confirmada pelo Centro Nacional do Gelo (NIC, na sigla em inglês) dos EUA, em Maryland.

O surgimento de icebergs a partir da plataforma antártica Filchner-Ronne e outras é um fenômeno natural, mas a frequência e a dimensão atuais levam os cientistas do NIC a crerem que se trata de um efeito do aquecimento global.

Ted Scambos, glaciologista da Universidade do Colorado, considera prematura esta vinculação entre a mudança climática e a formação do iceberg. A plataforma de gelo Filchner-Ronne, assim como a Ross, são enormes camadas de gelo flutuantes que se conectam ao continente antártico. “No passado se comportavam de uma maneira estável, quase periódica. O gelo já estava flutuando no mar, por isso não vai alterar o nível do oceano”, afirmou o especialista à Reuters.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Em outubro de 2019, um iceberg de 1.580 quilômetros quadrados, ligeiramente maior que o município de São Paulo, havia se desprendido da plataforma de gelo Amery, a terceira maior da Antártida.

Além disso, no ano passado a Agência Espacial Europeia captou as imagens da separação de um gigantesco iceberg, de quase 300 quilômetros quadrados, da geleira antártica de Pine Island.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_