_
_
_
_
_

Mudanças no gelo alteram as colônias de pinguins mais abundantes na Antártida

Concentrações de água gelada inferiores a 30% e acima de 80% diminuem as populações

Dois filhotes de pinguins-de-adélia junto à sua mãe na baía de Lutzow-Holm (Antártida), durante a época mais quente do ano, entre dezembro e janeiro.
Dois filhotes de pinguins-de-adélia junto à sua mãe na baía de Lutzow-Holm (Antártida), durante a época mais quente do ano, entre dezembro e janeiro.Yuuki Watanabe

Um estudo publicado nesta quarta-feira na Science Advances sobre o monitoramento de 175 pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) ao longo de quatro verões ― a época de reprodução ocorre em dezembro e janeiro ― conclui que esses animais poupam energia ao procurar comida e os filhotes se desenvolvem mais rapidamente quando a quantidade de gelo marinho diminui ou desaparece, um fenômeno incomum que ocorre a cada 10 anos e foi registrado pela última vez entre 2016 e 2017. O autor principal do trabalho, Yuuki Watanabe, do Instituto Nacional de Pesquisas Polares de Tóquio (Japão), alerta que, em todo caso, tanto o excesso de gelo como a sua carência são negativas para esses animais. Abaixo de 30% de concentração de gelo marinho ou acima de 80%, as populações diminuem.

Esses pinguins são os mais numerosos na Antártida, segundo a plataforma de dados MAPPPD, e nos últimos 20 anos notou-se um aumentou de até dois milhões na quantidade de casais reprodutivos, tendência que contrasta com a registrada pela mesma espécie que vive em outras áreas da península onde não há aumento, ou com outras espécies do continente.

Mais informações
Un paleontólogo en el sitio de la rana en la isla Seymour
A rã que revela o rastro de uma Antártida cheia de vida
Astronautas cenando en la Estación Espacial Internacional
Está difícil não parar de comer? Cientistas sabem lidar com o isolamento
Colônias de pinguins-de-adélia, com a da imagem, serão prejudicadas pelo derretimento de gelo.
Mudança climática provocará uma explosão de vida na Antártida

Os resultados obtidos sugerem que a perda de gelo tem um efeito positivo para essas aves polares, mas é necessário encarar essa correlação com muita cautela. Primeiro porque ela é complexa, já que há muitos outros fatores em jogo. Outro estudo recente publicado na revista Global Change Biology ressalta que a influência do gelo é responsável por menos de 10% da variação do tamanho da população, o que implica que outros fatores se encarregam de 90%, provavelmente mais importantes embora ainda desconhecidos. Além disso, o impacto detectado no novo trabalho corresponde a um momento muito específico do ano.

Segundo Andrés Barbosa, do Museu Nacional de Ciências Naturais (MNCN-CSIC), o mais importante a levar em conta é a existência de dois tipos de populações de pinguins-de-adélia que vivem em condições muito diferentes. A população do norte, segundo esse biólogo especialista nestes animais, vive há décadas um declínio “alarmante” devido ao aquecimento global, “com reduções drásticas de uma grande percentagem em algumas zonas e inclusive desaparecendo”. Já as colônias sobre as quais se centra este estudo vivem em zonas mais frias e não mostram um processo tão inquietante.

Grupo de pinguins-de-adélia na baía de Lützow-Holm, na Antártida, desfrutam de fácil acesso a alimentos para aumentar seu peso corporal e garantir sucesso reprodutivo no verão sem gelo.
Grupo de pinguins-de-adélia na baía de Lützow-Holm, na Antártida, desfrutam de fácil acesso a alimentos para aumentar seu peso corporal e garantir sucesso reprodutivo no verão sem gelo.Yuuki Watanabe

Watanabe confirma que as colônias de pinguins têm um comportamento totalmente oposto segundo a zona. Por isso, o cientista quer fazer o mesmo acompanhamento ― medir com GPS e outros sensores a distância e o tempo de cada viagem do pinguim para se alimentar e estimar o custo energético desse movimento ― nas populações ameaçadas, que preocupam Barbosa. “Não podemos extrapolar nossos resultados a outras regiões nem tampouco a outras espécies”, adverte o especialista japonês. “Talvez no imperador se possa ver algo similar”, acrescenta.

Uma das causas da redução populacional na península antártica em geral, e no arquipélago das Shetlands do Sul em particular, é que os pinguins-de-adélia carecem de alimento, pois o krill (um pequeno crustáceo) necessita de certa quantidade de gelo para seu desenvolvimento. “Portanto uma redução excessiva de gelo marinho poderia provocar o colapso de suas populações, [em ambos os casos] por falta de alimento”, adverte Barbosa. Neste momento, é importante recordar que, conforme publicado na Science em 2015, a região da Antártida perde 60 quilômetros cúbicos de gelo por ano, e a situação não melhorou deste então. Pelo contrário, “um excesso de gelo marinho gera custos energéticos elevados aos pinguins para chegar a zonas de alimentação marinha das colônias, e demoram mais para voltar a alimentar as crias”, acrescenta o especialista espanhol.

Uma colônia de pinguins-de-adélia é forçada a andar, em vez de nadar, devido à presença de gelo do mar.
Uma colônia de pinguins-de-adélia é forçada a andar, em vez de nadar, devido à presença de gelo do mar.Yuuki Watanabe

Para Luis R. Pertierra, pesquisador da Universidade Rei Juan Carlos, de Madri, e autor de um estudo recente sobre o impacto da mudança global sobre a genética dos pinguins-gentoo, que são os que melhor suportam o calor, o trabalho publicado nesta quarta-feira tem um grande interesse em nível ecofisiológico, mas “merece ser posto em contexto em diferentes escalas para não cair em generalizações”. Sob seu ponto de vista, é imprescindível recordar a complexidade da espécie e alertar para o grau de desconhecimento ou incerteza sobre os fatores operantes e responsáveis, por exemplo, dos 90% restantes.

No princípio, Watanabe não tinha maior interesse por pinguins, por serem aves incapazes de voar. Entretanto, já está há 10 anos trabalhando com eles e ressalta como esse animal é fascinante por viver em zonas remotas que o ser humano mal pisa. “Aí podemos ver realmente a evolução do planeta e suas mudanças naturais”, conta. “Além disso, o impacto das transformações do gelo marinho os afeta de forma especial. São únicos”, conclui.

Definitivamente, com gelo demais ou de menos, a cadeia alimentar que domina a Antártida seria altamente prejudicada. “Se a temperatura continuar subindo, é possível que os pinguins-de-adélia revertam suas tendências”, conclui Pertierra. Portanto, poderiam acabar no mesmo caminho que os imperadores, que sofrem um grande declínio e já não têm mais aonde ir.

Mais informações

Trinity Island, na Antártida.

Do centro do mundo ao fim do mundo

Eliane Brum | A Bordo Do Navio Arctic Sunrise
Pinguins em Hannah Point, Antártida.

8. Precisamos falar sobre cocô

Eliane Brum | A Bordo Do Navio Arctic Sunrise

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_