Carla Jiménez: “Vivemos um momento em que é preciso coragem para se posicionar”
Diretora do EL PAÍS Brasil fala sobre a responsabilidade de fazer um jornalismo à altura da expectativa de seus leitores
O EL PAÍS chegou ao Brasil em 2013, num momento em que a população repensava a sociedade que queria ser depois das jornadas de junho naquele ano, quando milhões de brasileiros foram às ruas protestar contra tudo e contra todos. De lá para cá, o país deu cambalhotas na política e na economia, e hoje vive sob um Governo de extrema direita, que abala os princípios da sua democracia. Nesse contexto, o jornalismo tornou-se alvo de ataque de uma política extremada que incentiva seus seguidores a fazer o mesmo. “Nós vivemos um momento em que é preciso coragem para se posicionar”, diz Carla Jiménez, diretora do EL PAÍS no Brasil.
Com reportagens produzidas pela equipe brasileira, e também pela extensa gama de correspondentes pelo mundo, o EL PAÍS colocou o Brasil dentro de uma perspectiva mundial para seus leitores, que passam a vislumbrar como os demais países se movem diante dos mesmos desafios enfrentados aqui. “Todo dia nós publicamos reportagens da rede de correspondentes do grupo, que dão a visão e o olhar de outras democracias pelo mundo. Nós temos que mostrar que o que acontece no Brasil nem sempre está indo pelo caminho certo”, completa.
Foi desta forma que o jornal, fundado em 1976 na Espanha com o renascimento da democracia depois de 40 anos de ditadura franquista, conquistou seus leitores brasileiros nestes quase oito anos de vida da edição local. O Brasil se tornou uma base importante para o EL PAÍS, quando o jornal ganha cada vez mais alcance no continente americano. Com redações de peso em Washington e na Cidade do México, e dezenas de correspondentes nos principais países da região, o EL PAÍS conquistou identidade e respeito quando .
A diretora do EL PAÍS no Brasil também reflete sobre a responsabilidade que é ouvir ou ler os elogios feitos à edição brasileira. “Há leitores que nos escrevem dizendo que o melhor jornal do Brasil é espanhol. É uma responsabilidade muito grande sustentar esse elogio”, conclui.
Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Clique aquiInscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.