_
_
_
_

Cantora de k-pop Sulli é encontrada morta em casa

Corpo foi achado em sua casa em Seul, um mês após ter mostrado os seios sem querer durante transmissão ao vivo

A estrela do pop coreana, Sulli, em 2015.
A estrela do pop coreana, Sulli, em 2015.Jang Se-young (AP)
Mais informações
K-Pop, a música símbolo da expansão cultural sul-coreana
K-pop, prostituição e abusos sexuais
Morre Kim Jong-hyun, cantor da banda Shinee

A cantora e atriz Sulli, de 25 anos, foi encontrada morta por seu agente, nesta segunda-feira, em sua casa em Seul, Coreia do Sul. Sulli era uma figura conhecida do mundo do K-Pop, e integrou o quinteto F(X) entre 2009 e 2015, quando deixou a música para seguir a carreira de atriz.

O agente afirmou que foi a sua em Seongnam, ao sul de Seul, após não conseguir entrar em contato com ela desde a tarde de domingo. A polícia ainda investiga as causas da morte, mas a hipótese oficial é que se trata de um suicídio.

“Parece que vivia só na casa. É provável que tirou a própria vida, mas também estamos contemplando outras possibilidades”, assegurou um porta-voz das autoridades, segundo agência sul-coreana de notícias Yonhap. A polícia afirmou que no local não foi encontrada nenhuma carta de suicídio.

Choi Jin-ir, nome de real de Sulli, tinha 25 anos. Debutou como atriz ainda na infância. Entre 2009 e 2015 alcançou a fama como membro do grupo de música pop sul-coreana F(x), um quinteto feminino gerenciado pela SM Entertainment. Em 2014, anunciou um ano sabático, alegando estar “física e mentalmente esgotada pelos comentários negativos e falsos rumores”. Em 2015, Sulli, optou por abandonar o grupo de maneira definitiva para focar na atuação.

Com mais de seis milhões de seguidores no Instagram, Sulli era popular por seu caráter independente e desenvolto, o que rendeu seguidores e detratores. Liderou o movimento no-bra (sem sutiã) e por ter deixado de usar sutiã teve muitas de suas fotos criticadas na redes sociais.

No final do mês passado, a cantora mostrou os seios sem querer enquanto se maquiava durante uma transmissão ao vivo. Questionada por vários internautas, defendeu-se: “Não entendo qual é o problema. Faz parte de minha liberdade pessoal”

A notícia de sua morte sacudiu o mundo do K-pop e muitos artistas expressaram os pêsames pela morte de Sulli. Uma das mais afetadas foi Amber Liu, antiga colega de F(x), que por anunciou por meio de um tuíte a suspensão de seus próximos eventos.

A morte de Sulli chega só sete meses após que outro cantor coreano, Seo Min-woo, líder do grupo 100%, morresse aos 33 anos por causa de um infarto.

Em 2017, o vocalista da banda SHINee e amigo de Sulli, Kim Jong-hyun  suicidou-se aos 27 anos de idade. Os dois casos reavivaram o debate a respeito do funcionamento do mundo do K-pop: uma indústria colosal nas qual as agências preparam os artistas por anos e cuja vida privada e imagem acaba ficando completamente  submetida ao controle das empresas e o escrutínio do público.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_