O tamanho da área queimada na Amazônia e no Pantanal, comparada com sua cidade

A onda de incêndios já devastou mais de 20.000 hectares de vegetação, chegando inclusive à tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai

Imagem de satélite da NASA mostra corredor de fumaça formado sobre Estados brasileiros.AP
São Paulo -
Mais informações
Macron acusa Bolsonaro de ter “mentido” sobre o clima e se opõe ao acordo da UE com o Mercosul
'O holocausto da Amazônia põe a civilização em alerta', por MARINA SILVA

O desmatamento das florestas brasileiras por incêndios despertaram comoção mundial nas últimas semanas. Enquanto fotos da Amazônia desmatada invadem as redes sociais, e a pressão sobre o presidente Jair Bolsonaro cresce, o fogo que consome a região amazônica e parte do Pantanal já chegou à tríplice fronteira de Brasil, Paraguai e Bolívia, varrendo 20.000 hectares de vegetação. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora o desmatamento por meio de imagens de satélite, e mostram que o país registrou, entre janeiro e o último dia 19 de agosto, um aumento de 83% das queimadas em relação ao mesmo período de 2018, com mais de 72 mil focos de incêndios.

Para ter uma ideia da proporção das queimadas, criamos uma área equivalente à superfície queimada (20.000 hectares, 200 quilômetros quadrados) e a deslocamos por diferentes cidades do Brasil e do mundo. Em muitos casos, a "mancha" do fogo cobre os principais pontos desses locais. Para ver o que essa área representaria na sua cidade, basta criar um perímetro correspondente aqui e arrastar o círculo para o local desejado no mapa.

Manaus

São Paulo

Rio de Janeiro

Salvador

Contagem

Google Maps

Porto Alegre

Madri

Paris

Nova York

Tóquio

Mais informações

Arquivado Em