_
_
_
_
_
Verne

‘Fantasminha LGTB’ assombra extrema direita espanhola e vira ícone gay

Emoji usado em um meme pelo partido ultradireitista foi batizado de ‘Gaysper’

Pablo Cantó

Neste domingo, enquanto milhões de espanhóis iam às urnas, o Vox compartilhava um polêmico meme que usava uma imagem de Aragorn, de O Senhor dos Anéis, enfrentando os orcs. Sobre Aragorn pairava o logotipo desse partido ultradireitista e a bandeira da Espanha, e sobre os orcs havia o símbolo feminista, a foice e o martelo, a bandeira republicana espanhola, logotipos de meios de comunicação... e um emoji de fantasma com as cores LGTBI+. No Twitter, longe da mensagem que o Vox queria transmitir, o fantasminha virou ícone gay.

Depois da publicação dessa imagem na conta oficial do Vox, muitos usuários mostraram sua indignação e assombro tanto pela imagem em geral como pelo fato de que o coletivo LGTB nem sequer fosse representado por sua bandeira, e sim por um emoji de fantasma que, em seu interior, contém as cores da bandeira gay. Horas depois, e especialmente depois de comprovar que o partido liderado por Santiago Abascal ficaria distante dos seus melhores prognósticos para a jornada eleitoral, a indignação foi dando lugar ao humor. Dezenas de contas se apropriaram do símbolo, e algumas mensagens superam os milhares de retuítes.

Esse ícone foi desenhado sobre o antigo emoji de fantasma dos celulares Android e com as cores da bandeira LGTB em seu interior. As buscas mais antigas dessa imagem no Google levam à loja Redbubble, onde uma desenhista, cujo nome de usuário é Baiiley, há mais de dois anos vende canecas, adesivos e camisetas com esse desenho. Também o tem com outras bandeiras do coletivo LGTBI+, como a bissexual e a transexual. O EL PAÍS entrou em contato com a desenhista através do serviço de mensagens do Redbubble, ainda sem resposta.

Alguns desenhos da loja de Baiiley, em Redbubble.
Alguns desenhos da loja de Baiiley, em Redbubble.

Na manhã desta segunda-feira, dezenas de contas tuiavam esse emoji com caráter reivindicativo ou o utilizavam como avatar. A conta de humor Bravo Por Vos deu um nome que já começou a pegar: Gaysper, alusão ao fantasminha Casper dos desenhos animados — ou Gasparzinho no Brasil. Já tem sticker do Telegram e conta própria no Twitter.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_