‘Fantasminha LGTB’ assombra extrema direita espanhola e vira ícone gay
Emoji usado em um meme pelo partido ultradireitista foi batizado de ‘Gaysper’
Neste domingo, enquanto milhões de espanhóis iam às urnas, o Vox compartilhava um polêmico meme que usava uma imagem de Aragorn, de O Senhor dos Anéis, enfrentando os orcs. Sobre Aragorn pairava o logotipo desse partido ultradireitista e a bandeira da Espanha, e sobre os orcs havia o símbolo feminista, a foice e o martelo, a bandeira republicana espanhola, logotipos de meios de comunicação... e um emoji de fantasma com as cores LGTBI+. No Twitter, longe da mensagem que o Vox queria transmitir, o fantasminha virou ícone gay.
⚔🇪🇸 ¡Qué comience la batalla! #PorEspaña pic.twitter.com/TVgdcP1Kw5
— VOX 🇪🇸 (@vox_es) April 28, 2019
Depois da publicação dessa imagem na conta oficial do Vox, muitos usuários mostraram sua indignação e assombro tanto pela imagem em geral como pelo fato de que o coletivo LGTB nem sequer fosse representado por sua bandeira, e sim por um emoji de fantasma que, em seu interior, contém as cores da bandeira gay. Horas depois, e especialmente depois de comprovar que o partido liderado por Santiago Abascal ficaria distante dos seus melhores prognósticos para a jornada eleitoral, a indignação foi dando lugar ao humor. Dezenas de contas se apropriaram do símbolo, e algumas mensagens superam os milhares de retuítes.
Puede la comunidad lgtbi apropiarse de este icono por favor?? pic.twitter.com/xhJ4IlKdlS
— jesusito🇮🇨 (@JesusOrtex) April 28, 2019
RT si estás orgullosx de ser un fantasma LGTBI #EleccionesL6 #28A pic.twitter.com/uG8oGtiFL7
— k, bye ⚡️ (@borjasmiler) April 28, 2019
Esse ícone foi desenhado sobre o antigo emoji de fantasma dos celulares Android e com as cores da bandeira LGTB em seu interior. As buscas mais antigas dessa imagem no Google levam à loja Redbubble, onde uma desenhista, cujo nome de usuário é Baiiley, há mais de dois anos vende canecas, adesivos e camisetas com esse desenho. Também o tem com outras bandeiras do coletivo LGTBI+, como a bissexual e a transexual. O EL PAÍS entrou em contato com a desenhista através do serviço de mensagens do Redbubble, ainda sem resposta.
Na manhã desta segunda-feira, dezenas de contas tuiavam esse emoji com caráter reivindicativo ou o utilizavam como avatar. A conta de humor Bravo Por Vos deu um nome que já começou a pegar: Gaysper, alusão ao fantasminha Casper dos desenhos animados — ou Gasparzinho no Brasil. Já tem sticker do Telegram e conta própria no Twitter.
Lo peor que podía haber hecho la ultraderecha ha sido "darnos" una mascota monísima al colectivo LGTB. A servidor le representa. El fantasmita que te vuelve gay y adoctrina a tus hijos. Te acecha con su encanto y te asusta si eres un español de bien. pic.twitter.com/q6EzqdE0f4
— ¡Bravo por vos! (@Bravoporvos) April 29, 2019
Le llamaré, de momento, Gaysper.
— ¡Bravo por vos! (@Bravoporvos) April 29, 2019
Acabo de ver que han bautizado al fantasma de la bandera gay como Gaysper y mira, yo compro XD pic.twitter.com/U2FpJDlBqS
— Asper Revolution (@AsperRevolution) April 29, 2019
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.