COPA AMÉRICA 2019

Copa América 2019: Brasil encara Bolívia, Venezuela e Peru na fase de grupos

Seleção fica na chave mais fácil do torneio continental; Argentina pega a Colômbia e Uruguai enfrenta o Chile

Cafu mostrando a bolinha com o nome do Brasil.
Cafu mostrando a bolinha com o nome do Brasil.Andre Penner / AP

Mais informações

O Brasil teve seus adversários de grupos definidos no sorteio da Copa América 2019 que aconteceu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A seleção, que sedia o torneio pela quinta vez, ficou no grupo A, com Peru, Venezuela e Bolívia. Nos outros grupos, destaques para os confrontos entre Argentina x Colômbia no grupo B e Uruguai x Chile no grupo C. A abertura da Copa acontece no dia 14 de junho, com Brasil x Bolívia no estádio do Morumbi, em São Paulo.

Grupo A: Brasil, Peru, Venezuela e Bolívia;

Grupo B: Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar;

Grupo C: Uruguai, Chile, Japão e Equador.

Na teoria, o grupo que Tite terá que enfrentar é o mais fácil da competição. Depois de estrear no dia 14, contra a Bolívia, o Brasil enfrenta a Venezuela na Fonte Nova, no dia 18 de junho em Salvador, e o Peru na Arena Corinthians, voltando a São Paulo no dia 22 de junho. Além das duas capitais, Porto Alegre (Arena do Grêmio), Belo Horizonte (Mineirão) e Rio de Janeiro (Maracanã) são as outras cidades sedes da Copa América, que termina no dia 14 de julho.

Com a vida mais complicada que os brasileiros, a Argentina, que ainda não sabe se contará com Messi, terá de passar por Colômbia, eliminada nas oitavas da última Copa do Mundo, o Paraguai, de Juan Carlos Osorio, e Catar, que é seleção convidada da Conmebol. Do outro lado, o Uruguai, que parou nas quartas do Mundial, joga contra Chile, atual campeão, Japão, também convidado, e Equador. Além dos dois primeiros de cada grupo, os dois melhores terceiros colocados também se classificam.

O evento realizado pela Conmebol no Rio de Janeiro contou com a presença de autoridades locais, representantes das comissões de cada país e estrelas do futebol, que ajudaram no sorteio das bolinhas, como capitão do penta, Ronaldinho, Zico, Marta, Zanetti, Zé Roberto, Lugano, Romerito e Francisco Maturana.

Veja como contamos o sorteio da Copa América:

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete