‘Bohemian Rhapsody’ vira a canção do século XX mais escutada no mundo

A música da banda Queen, de 1975, superou 1,6 bilhão de reproduções, segundo a Universal Music

Roger Taylor, Freddie Mercury, Brian May e John Deacon, os quatro Queen, em uma imagem de 1977. Getty / ATLAS (atlas)

Disseram que ela nunca seria vendável, com seu tempo de duração de seis minutos, passagens de óperas e letras sobre Galileo e Scaramouche. Mas a canção da banda Queen, Bohemian Rhapsody, se converteu nesta segunda-feira na canção mais popular do século XX. Impulsionada pelo filme com o mesmo nome e dirigida por Bryan Singer, o clipe e o single de 1975 superaram 1,6 bilhão de reproduções em todo mundo, anunciou a Universal Music Group em um comunicado.

Mais informações

Com estas cifras, a canção superou aos temas Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, e Sweet Child O'Mine, de Guns N 'Roses, e agora é também a canção de rock clássico mais popular de todos os tempos, acrescentou a Universal. O filme Bohemian Rhapsody, protagonizado por Rami Malek como o falecido líder do Queen Freddie Mercury, levou a música da banda de rock britânica a uma nova geração. Cinco semanas após seu lançamento, também se converteu no filme de biografia musical mais popular de bilheteria, com uma arrecadação global de 600 milhões de dólares. Malek foi indicado a um Globo de Ouro por sua atuação e se espera que obtenha uma nomeação ao Oscar em janeiro.

A Universal confirmou que tem promovido o single através de diversas plataformas nas últimas semanas. Entre elas, Spotify, Apple Music e Deezer, além de reproduções de vídeos oficiais no Youtube, para determinar que Bohemian Rhapsody fosse a canção mais escutada desde o século XX.