Datafolha mostra Ciro e Haddad tecnicamente empatados em segundo lugar; Bolsonaro vai a 28%
O candidato do PT tem 16% das intenções de voto e o do PDT, 13%. Alckmin se mantém com 9% e Marina oscila para 7%
Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quinta-feira mostrou que o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) segue na liderança da disputa ao Planalto, mas agora com 28% das intenções de voto, graças à oscilação positiva de dois pontos, dentro da margem de erro. Fernando Haddad (PT), que vem crescendo desde que foi confirmado como substituto do ex-presidente Lula, avançou para 16% das intenções de voto, três pontos a mais que na última pesquisa do instituto. Ciro Gomes (PDT) não se moveu no período: ficou com 13%, e está tecnicamente empatado com Haddad no segundo lugar.
Geraldo Alckmin (PSDB), dono do maior tempo de propaganda obrigatória na televisão, ficou estagnado com 9% enquanto Marina Silva (Rede) oscilou para baixo um ponto percentual e tem 7%. João Amoêdo (Novo) e Álvaro Dias (Podemos) se mantiveram com 3% das intenções de voto cada um. Henrique Meirelles (MDB) caiu dentro da margem de erro, de 3% para 2%. Brancos e nulos recuaram também na margem, de 13% para 12%. A pesquisa, que foi contrada pela Folha de S.Paulo e a TV Globo, ouviu 8.601 eleitores na terça-feira (18) e na quarta-feira (19).
Simulação do segundo turno e rejeição
As simulações da pesquisa para segundo turno mostram que Ciro Gomes é o único candidato que venceria todos os rivais que disputam a Presidência. Em um cenário com Bolsonaro, ele ganharia a eleição do candidato do PSL com 45% dos votos, com vantagem de seis pontos. Em outras simulações, Bolsonaro, que continua internado no Hospital Albert Einstein e longe da campanha, empata com Haddad, Alckmin e Marina.
No ranking de rejeição, o nível de rachaço a Bolsonaro continua alto, e o de Haddad cresceu. De acordo com o Datafolha, 43% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no capitão reformado do Exército e 29% rejeitam o petista.
OS PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA
INTENÇÃO DE VOTO
REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS
(Entre parênteses o índice de cada candidato na pesquisa anterior, aplicada no dia 14/09)
Jair Bolsonaro (PSL): 28% (26%)
Fernando Haddad (PT): 16% (13%)
Ciro Gomes (PDT): 13% (13%)
Geraldo Alckmin (PSDB): 9% (9%)
Marina Silva (Rede): 7% (8%)
Alvaro Dias (Podemos): 3% (3%)
João Amoêdo (Novo): 3% (3%)
Henrique Meirelles (MDB): 2% (3%)
Guilherme Boulos (PSOL): 1%(1%)
Vera (PSTU): 1% (1%)
Cabo Daciolo (Patriota): 0% (1%)
João Goulart Filho (PPL): 0% (0%)
Eymael (DC): 0% (0%)
Brancos/nulos: 12% (13%)
Não responderam: 5% (6%)
Jair Bolsonaro (PSL): 43% (44%)
Marina Silva (Rede): 32% (30%)
Fernando Haddad (PT): 29% (26%)
Geraldo Alckmin (PSDB): 24% (25%)
Ciro Gomes (PDT): 22% (21%)
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 4% (4%)
Poderia votar em todos: 2% (2%)
Não sabe/não respondeu: 5% (5%)
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.