“Falta um debate propositivo sobre corrupção, que olhe para as raízes do problema”
Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional, conversa com o EL PAÍS sobre o pacote de 70 medidas anticorrupção lançado por uma série de entidades em junho
A combate à corrupção é o grande pano de fundo da eleição, com o sistema político sob os efeitos da Operação Lava Jato. No entanto, a agenda sobre como lutar contra os desvios de recursos públicos ganha pouco espaço efetivo no debate: o que pode ser feito? O que deu certo em outros países? Para tentar avançar nessa seara, o EL PAÍS conversou com o diretor-executivo da Transparência Internacional, Bruno Brandão, no Segunda com Política, o programa semanal do jornal no Facebook durante a campanha eleitoral. “Falta um debate propositivo sobre corrupção, que olhe para as raízes do problema”, disse Brandão na entrevista, cuja íntegra está no vídeo acima.
O diretor-executivo detalhou a iniciativa da Transparência Internacional e de outras entidades reuniu quase 200 especialistas para formatar um pacote com 70 medidas contra a corrupção, "o maior pacote anticorrupção do mundo", lançado em junho. O compêndio aprofunda, amplia e revisa criticamente a discussão lançada pelas Dez Medidas Contra a Corrupção, patrocinadas pelo Ministério Público Federal na esteira da Lava Jato. Segundo Brandão, há principalmente propostas para o Legislativo, mas o pacote também contempla medidas a serem implementadas pelo Executivo. Durante a campanha eleitoral, as entidades lançaram a plataforma Unidos contra a Corrupção, que seleciona candidatos Ficha Limpa e que se comprometeram com as medidas anticorrupção.
Assista aos programas anteriores, nos quais o jornal entrevistou Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva, a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, Ivo Herzog, do Instituto Vladimir Herzog, e a socióloga Fátima Pacheco Jordão.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.