_
_
_
_
_

Uma primeira-ministra de licença-maternidade

Jacinda Ardern tem previsto estar seis semanas de permissão maternal

Jacinda Ardern e seu casal, Clarke Gayford, durante a coletiva de imprensa muito próximo de sua casa em Auckland.
Jacinda Ardern e seu casal, Clarke Gayford, durante a coletiva de imprensa muito próximo de sua casa em Auckland.DIEGO OPATOWSKI (AFP)

A primeira-ministra de Nova Zelândia, Jacinda Ardern, e seu casal, o jornalista Clarke Gayford, foram pais nesta quinta-feira de uma criança que pesou 3,3 kilogramos, segundo informou o casal através das redes sociais. Ardern é a segunda dirigente que dá a luz enquanto se encontra no cargo. A primeira foi a paquistanesa Benazir Bhutto, que alumbró a seu segundo filho em 1990 durante um de seus mandatos.

"Estamos felizes de anunciar que nossa niñita chegou. Todos sãos e felizes. 7,3 libras. 4.45 P.M. Graças a todos os envolvidos", compartilhou Gayford através de Twitter. Ardem publicou também em Facebook uma mensagem similar no que se mostrou "afortunada" por ter uma criança sã, agradeceu as felicitaciones e o trabalho da "maravilhosa equipe" do Auckland City Hospital.

Quando fez público sua gravidez, Ardern já detalhou que sua viceprimer ministro, Winston Peters, exerceria de primeiro-ministro em funções durante as seis semanas de permissão maternal que tomará depois do nascimento de seu bebê, a permissão parental em Nova Zelândia se estende até as 18 semanas. "Ao final de minha permissão maternal, retomarei todas as funções e deveres do primeiro-ministro", explicou, para acrescentar que durante sua baixa estaria "em contato e disponível". Segundo contou então, seu casal se encarregaria do cuidado do bebê.

Ardem, que foi eleita em outubro é a ministra mais jovem do país desde 1856. Ao anunciar sua maternidade caçoou assegurando que não era "a primeira mulher em fazer várias coisas ao mesmo tempo".

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_