Uma primeira-ministra de licença-maternidade
Jacinda Ardern tem previsto estar seis semanas de permissão maternal
A primeira-ministra de Nova Zelândia, Jacinda Ardern, e seu casal, o jornalista Clarke Gayford, foram pais nesta quinta-feira de uma criança que pesou 3,3 kilogramos, segundo informou o casal através das redes sociais. Ardern é a segunda dirigente que dá a luz enquanto se encontra no cargo. A primeira foi a paquistanesa Benazir Bhutto, que alumbró a seu segundo filho em 1990 durante um de seus mandatos.
So happy to announce our little girl has finally arrived! Everyone healthy and happy.
— Clarke Gayford (@NZClarke) June 21, 2018
7.3lb, 4.45pm.
Huge thanks to all involved, what a team. pic.twitter.com/zXpVh3vElr
"Estamos felizes de anunciar que nossa niñita chegou. Todos sãos e felizes. 7,3 libras. 4.45 P.M. Graças a todos os envolvidos", compartilhou Gayford através de Twitter. Ardem publicou também em Facebook uma mensagem similar no que se mostrou "afortunada" por ter uma criança sã, agradeceu as felicitaciones e o trabalho da "maravilhosa equipe" do Auckland City Hospital.
Quando fez público sua gravidez, Ardern já detalhou que sua viceprimer ministro, Winston Peters, exerceria de primeiro-ministro em funções durante as seis semanas de permissão maternal que tomará depois do nascimento de seu bebê, a permissão parental em Nova Zelândia se estende até as 18 semanas. "Ao final de minha permissão maternal, retomarei todas as funções e deveres do primeiro-ministro", explicou, para acrescentar que durante sua baixa estaria "em contato e disponível". Segundo contou então, seu casal se encarregaria do cuidado do bebê.
Ardem, que foi eleita em outubro é a ministra mais jovem do país desde 1856. Ao anunciar sua maternidade caçoou assegurando que não era "a primeira mulher em fazer várias coisas ao mesmo tempo".
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.