Copa do Mundo Rússia 2018

Neymar treina pela primeira vez com o time titular do Brasil

Quase completa, seleção faz sua primeira atividade com bola

Neymar treina com Tiago Silva na Granja Comary.
Neymar treina com Tiago Silva na Granja Comary.Silvia Izquierdo / AP

Mais informações

Neymar já treina nas mesmas condições que os demais titulares do Brasil. A seleção brasileira fez nesta quinta-feira seu primeiro treinamento quase completa e com bola desde que se concentrou há quatro dias na cidade serrana de Teresópolis (RJ) para se preparar para a Copa da Rússia 2018. Dos 23 convocados, 18 participaram da atividade na tarde desta quinta-feira, comandada pelo técnico Tite no campo principal da Granja Comary, o moderno centro de treinamento que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) possui nesta cidade a 96 quilômetros do Rio.

Dos 20 jogadores concentrados desde segunda-feira passada em Teresópolis, só estiveram ausentes no treino desta quinta o lateral Fágner (Corinthians) e o atacante Douglas Costa (Juventus), que continuam sob os cuidados dos fisioterapeutas para se recuperar de lesões, e ainda sem previsão de quando poderão se integrar ao resto do elenco.

Outros três convocados ainda não se apresentaram na concentração porque disputarão neste sábado a final da Champions League: o lateral Marcelo e o meia Casemiro, do Real Madrid, e o atacante Firmino, do Liverpool.

O mais observado pela imprensa, como esperado, foi Neymar, que realizou os mesmos exercícios que seus companheiros e demonstrou muita disposição e muita segurança no treino, apesar de estar afastado dos gramados desde que se lesionou num jogo do PSG, em fevereiro.

O atacante chegou a dar um susto quando se agachou em determinado momento do rachão e mancou um pouco, mas depois continuou o treino normalmente. O grande astro da seleção brasileira, submetido a uma operação no quinto metatarso do pé direito, retomou a atividade física na semana passada, mas só voltou a treinar com bola nos últimos dias em Teresópolis.

Além de Neymar, participaram do treino os atacantes Gabriel Jesus e Taison, os meias Phillippe Coutinho, Fred, Willian, Renato Augusto, Paulinho e Fernandinho; Filipe Luís, Thiago Silva, Miranda, Marquinhos, Danilo e Pedro Geromel na defesa; e os goleiros Alisson, Cássio e Ederson.

Depois de um aquecimento básico, os atletas fizeram exercícios de domínio de bola e treinaram desarmes e passes curtos em espaço reduzido, divididos em três grupos. Após uma conversa com Tite no centro do campo, foram divididos em dois grupos, no qual aparentemente ficaram misturados titulares e reservas. Os times foram completados por seis jogadores da seleção sub-20, convocados para ajudar nos treinos.

Em uma das equipes que disputaram um jogo em espaço reduzido era formado por Alisson no gol, Danilo, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís na retaguarda; Fernandinho, Fred e Lucas Santos (juvenil do Vasco) como meio-campistas; e Willian, Neymar e Gabriel Jesus como atacantes.

No outro, com Ederson de goleiro; ficaram Vitinho (juvenil do Cruzeiro), Thiago Silva, Pedro Geromel e Weverson (juvenil do São Paulo) na defesa; Vitão, Paulinho e Renato Augusto no meio de campo; e Taison, Coutinho e Brenner (juvenil do São Paulo) como atacantes. Essa divisão permite pensar que Danilo será o titular na lateral direita em lugar do contundido Daniel Alves, e que Marquinhos, em vez do veterano Thiago Silva, será o companheiro de Miranda como dupla de zaga.

O treino, de pouco mais de uma hora, foi assistido nas arquibancadas pelo ex-jogador e ex-técnico Mário Jorge Lobo Zagallo, quatro vezes campeão do mundo, e que nesta quinta visitou a seleção. Ali estavam também alguns poucos familiares e amigos dos convocados.

A seleção brasileira tinha feito apenas treino na quarta-feira, mas com a participação de apenas 11 jogadores e que se limitou a exercícios físicos sem contato com a bola. Na terça-feira Neymar, Danilo e Gabriel Jesus fizeram um breve treino com bola, mas foram escolhidos para isso porque, segundo a CBF, são os que acumulam menos horas de trabalho nas últimas semanas e precisam retomar o condicionamento físico.

A comissão técnica da seleção considera que Neymar está se recuperando a um ritmo melhor que o esperado e que terá condições de participar dos amistosos do Brasil em 3 de junho contra a Croácia, em Liverpool, e em 10 de junho com a Áustria, em Viena. O Brasil estreia na Copa em 17 de junho, contra a Suíça, por isso tem quase um mês para se preparar para a disputa do hexa. O time viaja na segunda-feira para a Londres.

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete