_
_
_
_
_

Marqueteiros de Trump usaram dados privados de milhões no Facebook

Rede social admite "violação de regras" e bane Cambridge Analytica. Sócio brasileiro que queria usar método em eleição brasileira anuncia suspensão da parceria

André Torretta, em seu escritório em São Paulo.
André Torretta, em seu escritório em São Paulo.Luís Simione
Marina Rossi
Mais informações
Como lidar com um Trump brasileiro
Facebook, Twitter e Google se envolveram na campanha de Trump
De liberais anticorrupção a guardiães da moral: a metamorfose do MBL

O Facebook anunciou na noite desta sexta-feira a suspensão da conta SCL Strategic Communication e de sua empresa de análise de dados, a Cambridge Analytica, que trabalhou para a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A plataforma de Mark Zuckerberg acusa a empresa de ter arquivado dados dos usuários do Facebook, violando assim, sua política de privacidade. Segundo reportagem do New York Times e The Observer, de Londres, a companhia teve acesso a milhões de dados privados dos usuários.

Após o anúncio, André Torretta, marqueteiro político e sócio da Cambridge Analytica no Brasil, por meio da CA-Ponte, anunciou o fim da parceria. “É importante dizer que os fatos não aconteceram no Brasil. No entanto, a Ponte decidiu não renovar a parceria com a CA, até que tudo seja esclarecido”, disse, a assessoria de imprensa, por meio de nota. A parceria fora anunciada no ano passado e a expectativa era saber para qual campanha a empresa trabalharia nas eleições deste ano.

O Facebook afirma que a empresa britânica teria arquivado, por anos, dados dos usuários, e de ter mentido ao informar que os havia destruído. Mas não informa de que maneira esses dados teriam sido usados. O escândalo é mais um revés pra rede social, sob forte escrutínio desde a vitória de Trump. O tema cresceu com as investigações sobre a influência russa nas eleições dos EUA por meio das redes sociais.

Cambridge Analytica tem como principal acionista o bilionário Robert Mercer, conhecido por ter mudado o Wall Street usando big data e por ser um importante financiador de ativistas conservadores e de ultradireita. As reais capacidades da empresa em influenciar os eleitores vinham sendo questionadas: há os que se diziam aterrorizados com a empresa, uma máquina de propaganda sem escrúpulo, e outros que viam muito automarketing eram céticos sobre o que, de fato, o método da consultoria pode entregar. Agora há novas informações para formar um julgamento.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_