_
_
_
_
_

Guillermo del Toro é acusado de plágio em meio à votação do Oscar

Herdeiros de Paul Zindel veem semelhanças entre ‘A Forma da Água’ e ‘Let Me Hear You Whisper’

Guillermo del Toro na cerimônia de premiação do Sindicato dos Roteiristas, neste domingo
Guillermo del Toro na cerimônia de premiação do Sindicato dos Roteiristas, neste domingoAP
Mais informações
‘A Forma da Água’, favorito ao Oscar 2018 com 13 indicações
‘A Forma da Água’: Um ‘A Bela e a Fera’ sem bela e sem fera
Guillermo del Toro: “A violência espiritual, física e moral que a família exerce à criança é o germe do horror”

Guillermo Del Toro está levando todos os prêmios com seu novo filme, A Forma da Água. Do Leão de Ouro do Festival Internacional de Veneza às 13 categorias em que disputa o Oscar – é o filme mais indicado do ano, inclusive na categoria de melhor roteiro original –, é longa a lista de reconhecimentos para essa história de amor entre uma criatura aquática e uma modesta faxineira. Um percurso vitorioso, agora ofuscado pela denúncia de que o realizador mexicano plagiou a peça teatral Let Me Hear You Whisper, do falecido dramaturgo Paul Zindel, ganhador do Pulitzer.

A acusação foi apresentada na quarta-feira na Califórnia por David Zindel, filho do autor, segundo quem A Forma da Água se apropria de muitos elementos da obra de 1969. Segundo os documentos apresentados à Justiça, a peça de Zindel “conta a história de uma faxineira solitária que trabalha no período noturno num laboratório onde são realizados experimentos em animais para uso militar”. O mesmo documento acrescenta que no texto do ganhador do Pulitzer a protagonista fica fascinada pela criatura submarina, que está encerrada em um tanque de vidro, e consegue comunicar-se com ela graças à música de alguns discos antigos. “Quando descobre que as autoridades planejam acabar com a criatura em nome do progresso científico, a mulher traça um plano para libertar a criatura, sequestrando-a em um carrinho de roupa suja e soltando-a em um píer que dá para o oceano”, prossegue a sinopse de Let Me Hear You Whisper (“deixe-me ouvi-lo sussurrar”, inédito no Brasil) apresentada na denúncia.

Zindel ficou mais conhecido por causa da peça teatral com a qual ganhou o Pulitzer em 1971, The Effect of Gammarays on Man in the Moon Marigolds. A obra foi adaptada para o cinema em 1972, com Paul Newman como diretor e sua esposa, Joanne Woodward, como protagonista (no Brasil, chamou-se O Preço da Solidão). Zindel morreu em 2003. Os denunciantes afirmam que tanto Del Toro como seus produtores conheciam a obra do autor, já que o produtor Daniel Kraus sugeriu sua adaptação ao realizador mexicano. Ávido leitor e com um amplo conhecimento especialmente no campo da literatura fantástica, Del Toro reconheceu publicamente, conforme aponta a denúncia, sua admiração pelo trabalho de Zindel. O documento também salienta a coincidência de que o diretor mexicano começasse a trabalhar no seu projeto no mesmo ano em que foi ao ar uma adaptação televisiva da peça de Zindel. “Esse e outros detalhes sobre o roteiro e a produção do filme são claros indícios de que os demandados infringiram [os direitos] da obra de Zindel com conhecimento de causa”, resume o texto.

O roteiro de A Forma da Água também foi indicado aos prêmios do Sindicato de Roteiristas, mas não ganhou, assim como ocorreu na última edição do Globo de Ouro e mais recentemente nos prêmios do Instituto Britânico de Cinema, mais conhecidos como BAFTA. A Forma da Água também foi considerado um dos 10 melhores filmes do ano pelo Instituto Americano do Cinema.

Em sua resposta oficial, a Fox Searchlight, estúdio responsável pelo filme e também citada na denúncia, diz que as acusações não procedem. “As queixas foram calculadas para coincidir com a votação dos Oscar e pressionar o estúdio para que se produza uma rápida resolução”, contra-ataca a nota. “Muito pelo contrário, pretendemos nos defender com todas as nossas forças e, por extensão, defender a originalidade do filme”, acrescenta. Em 20 de fevereiro, os mais de 7.000 membros da Academia receberam suas cédulas eletrônicas para expressar suas preferências nesta 90ª. edição do Oscar. Eles têm até o próximo dia 27 para entregar seu voto nas 24 categorias em disputa. Os resultados serão anunciados em 4 de março, durante a cerimônia de entrega dos troféus no teatro Dolby, em Los Angeles.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_