De que lado está o sexismo nesta imagem de Jennifer Lawrence?
Foto em que a atriz aparece em vestido decotado ao lado de homens cobertos gera reação na internet. Indignada, ela se pronunciou dizendo que agiu por escolha própria e considerou sexistas os comentários
As temperaturas de Londres não passam dos 8 graus nestes dias. Não é de se estranhar, portanto, que Francis Lawrence, Matthias Schoenaerts, Joel Edgerton e Jeremy Irons tenham comparecido ao lançamento do filme Operação Red Sparrow na capital britânica sob várias camadas de agasalho. Mas entre os suéters e casacos do diretor e dos integrantes masculinos do elenco, Jennifer Lawrence posava em um Versace sem mangas, com amplo decote e generosa fenda na perna. A foto gerou polêmica e muitos internautas a consideraram sexista já que, enquanto o elenco masculino se protegia do frio, a protagonista feminina tirou o casaco com que chegou ao photocall para exibir seu vestido.
No Twitter, alguns usuários não hesitaram em denunciar a pressão a que as mulheres estão submetidas nos tapetes vermelhos. “Que imagem mais deprimente (e reveladora). Sobretudo porque saí de casa hoje e está fazendo um frio de rachar”, escreveu a escritora Helen Lewis em sua conta. Zelda Williams (filha do falecido Robin Williams) também se pronunciou a respeito: “Sim, conheço uma grande quantidade de homens que vêm às junkets recém-saídos da cama enquanto suas colegas femininas estão acordadas desde as quatro da manhã fazendo cabelo e maquiagem. As expectativas que se tem do físico das mulheres para serem consideradas ‘trabalhadoras’ são dez vezes maiores”.
Wow. I don't really know where to get started on this "Jennifer Lawrence wearing a revealing dress in the cold"...
Gepostet von Jennifer Lawrence am Mittwoch, 21. Februar 2018
No podcast de Adam Buxton, Greta Gerwig, indicada para o Oscar de melhor direção por Lady Bird, falou precisamente das exigências às quais as mulheres são submetidas nos tapetes vermelhos. “Conhece a frase ‘Ginger Rogers teve que fazer o mesmo que Fred Astaire, só que de costas e de salto alto’?”, perguntou Gerwig. “Isso é literalmente o que as mulheres têm que fazer quando vão a esses eventos […] Não que se vestir bem e parecer perfeita seja ruim. É superdivertido arrumar-se e estar bonita, o problema é o que há por trás disso: ser avaliada basicamente por sua aparência”, acrescentou. A diretora fez uma interessante reflexão sobre como, em sua opinião, não há nada de mau em se arrumar, o problema está na pressão a que as mulheres são submetidas para estar bonitas ou não ganhar peso.
Indignada com as reações, Jennifer Lawrence escreveu um post em seu perfil no Facebook nesta quarta-feira dizendo que agiu por vontade própria e que se sentiu ofendida com os comentários. "Isso não é apenas ridículo, estou extremamente ofendida. Esse vestido Versace é fabuloso, você acha que eu vou cobrir esse vestido maravilhoso com um casaco e um lenço? Fiquei fora por 5 minutos. Eu teria ficado na neve por esse vestido porque eu amo a moda e essa foi minha escolha. Isso é sexista, isso é ridículo, isso não é feminismo", escreveu.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.