“Com o novo algoritmo do Facebook, as ‘fake news’ ganham”
Diretor da 'Folha de S.Paulo' critica falta de soluções para acabar com a propagação de notícias falsas
A Folha de S. Paulo decidiu deixar de publicar conteúdo na sua página do Facebook e, com o anúncio na última semana, o jornal aproveitou para criticar a falta de soluções da rede social para combater a divulgação de notícias falsas. O maior jornal do Brasil, com quase seis milhões de seguidores no Facebook, afirmou que a decisão da rede social de priorizar o conteúdo que publicam amigos e familiares frente aos veículos de comunicação promove a propagação de informação falsa. “Isso reforça a tendência do usuário a consumir cada vez mais conteúdo com o qual tem afinidade, favorecendo a criação de bolhas de opiniões e convicções e a propagação das fake news”, disse o jornal ao anunciar que não alimentaria mais seu perfil.
Em entrevista ao EL PAÍS, o diretor da Folha, Sérgio Dávila, disse que há levantamentos que mostram como a mudança do algoritmo do Facebook, que determina o que veremos mais nos nossos muros, aumentou o alcance das notícias falsas em detrimento do jornalismo profissional. “Faz sentido: fake news são mais apelativas e sensacionalistas, tendem a ser mais compartilhadas que as notícias verdadeiras, em geral menos estridentes. Como o novo algoritmo favorece o compartilhamento pessoal, as fake news ganham."
A decisão do jornal não é apenas editorial, mas também política. “A Folha acha que conteúdo de qualidade tem de ser remunerado; que o usuário deveria ser exposto a opiniões contraditórias; que o noticiário deveria seguir os parâmetros do jornalismo profissional antes de ser divulgado”, explicou Dávila, para concluir: “O Facebook parece não levar em conta nada disso”.
A rede social, no entanto, garante, por meio de um porta-voz, que “está tomando uma série de medidas para garantir que as noticias que as pessoas veem no Facebook sejam informativas e de alta qualidade”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- Folha de São Paulo
- Diários
- Jornais
- Redes sociais
- Imprensa
- Empresas
- Internet
- Economia
- Algoritmos computacionais
- Computação
- Big data
- Dados analíticos
- Banco dados
- Tecnologias informação
- Informática
- Tecnologia
- Telecomunicações
- Indústria
- Comunicações
- Ciência
- Fake news
- Manipulação informativa
- Meios comunicação
- Comunicação