FIFA confirma que Espanha estará na Copa
Ingerência do Governo na federação de futebol ameaçava tirar o país das competições Governo espanhol defendeu na entidade internacional que suas ações são decorrentes da Operação Soule
A Espanha estará na Copa do Mundo da Rússia 2018. Os argumentos do Governo espanhol, representado pelo ministro Íñigo Méndez de Vigo e o presidente do Conselho Superior de Esportes (CSD, em espanhol), José Ramón Lete, de que não houve ingerência no processo eleitoral da Federação Espanhola de Futebol convenceram a secretária-geral da FIFA, Famat Moura. Na reunião realizada em Madri na manhã desta segunda-feira foi abordada a ameaça de exclusão de todas as competições internacionais que recaía sobre o futebol espanhol depois da carta que Juan Luis Larrea, presidente interino da FEF, enviou ao órgão internacional.
A posição do Governo foi a de defender todas as suas decisões (suspensão de Ángel María Villar e tentativa de repetição das eleições) amparado nas ações da Justiça em razão da Operação Soule. O tom do encontro, ao qual também compareceram Larrea e a secretária-geral da federação, Esther Gascón, foi cordial. Um confronto não interessava nem à FIFA nem ao Governo nem à Federação.
Com a confirmação da presença da Espanha, o futuro da Federação passa pela convocação de eleições, já que Villar foi destituído em 22 de dezembro. A dúvida está em saber se o Conselho de Estado ordenará a repetição de todo o processo eleitoral para formar uma nova assembleia que eleja o presidente ou se manterá a atual, na qual sete presidentes de territoriais estão imputados na Operação Soule. Como o CSD ainda não os suspendeu, poderiam votar na próxima eleição.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.