_
_
_
_

Manchester City paga 256 milhões de reais pelo zagueiro francês Laporte

Guardiola, preocupado com a defesa do City, pediu o reforço que atuava no Athletic Bilbao

Laporte, em um dos últimos treinos com o Athletic.
Laporte, em um dos últimos treinos com o Athletic.VINCENT WEST (REUTERS)
Mais informações
Neymar tem um preço
Efeito Guardiola: a Inglaterra domina a Champions

Pep Guardiola volta a apostar no zagueiro francês Aymeric Laporte, do Athletic Bilbao — que lhe disse não em 2016, quando parecia que estava prestes a pegar o avião para Manchester — ao desembolsar 65 milhões de euros (256 milhões de reais) para pagar a multa do defensor e confirmar sua transferência ainda nesta janela de meio de temporada. O Manchester City representa uma chance para Laporte ganhar a Premier League, disputar a Champions League e se candidatar a uma vaga na Copa do Mundo: muitas possibilidades para um jogador de 23 anos e que deixaram o Athletic sem margem de manobra para igualar uma oferta impossível que, com a renda variável do contrato, duplica o valor que o zagueiro tinha com o Athletic. Em contrapartida, Laporte assume uma responsabilidade máxima em um clube exigente, com um treinador não menos exigente e muito arriscado no jogo de seus zagueiros. E com o peso de ter se tornado o segundo zagueiro mais caro da história depois do holandês Van Dijk, contratado pelo Liverpool por 78,8 milhões (310 milhões de reais) pagos ao Southampton.

O clube espanhol anunciou a transferência em seu site oficial e agradeceu ao jogador pelo trabalho realizado, embora, imediatamente depois, tenha afirmado que continuará trabalhando "para que o Athletic continue a ser a aspiração máxima de todo jogador".

Por sua parte, Laporte não pôde se despedir pessoalmente (como queria) porque o City, já dono do jogador, queria ser o primeiro a apresentá-lo na manhã de terça-feira. Laporte se despediu por escrito desejando que sua partida "não seja um adeus, e sim um até breve" depois de afirmar: "No Athletic, me formei como jogador e como pessoa desde que cheguei ainda adolescente. Aqui deixo um clube único e diferente, do qual não vou me esquecer".

Apesar disso, o Athletic engorda sua conta corrente. O pagamento das multas rescisórias de Javi Martínez (40 milhões de euros) pelo Bayern, Ander Herrera (35 milhões de euros) pelo United, e agora de Laporte (65 milhões de euros) pelo City totalizou 140 milhões de euros (cerca de 550 milhões de reais), o equivalente ao custo das obras do novo estádio San Mames, que subiu para quase 141 milhões de euros (terrenos e licenças à parte, somando 45,6 milhões de euros). Ou ainda, a ida de Laporte ao City cobre mais de metade do orçamento para esta temporada, que soma 116 milhões de euros.

Os cofres se fortalecem, mas o projeto está enfraquecido, ainda mais por perder o líder da defesa, um especialista, único zagueiro canhoto e a melhor garantia na saída da bola. Além disso, sua partida ocorre no pior momento do Athletic, com prenúncio de divórcio entre a equipe e torcedores.

Íñigo Martínez, do Real Sociedad, foi o primeiro nome que surgiu como objeto de desejo do Athletic para cobrir a saída do zagueiro francês. O Athletic sempre o teve em suas orações ou, pelo menos, em seu livro de orações para pedidos, embora o zagueiro defenda o rival local.

Quando o Barcelona considerou sua contratação em meados de 2017, Martínez pensou que ter deixado a multa em 32 milhões de euros (126 milhões de reais) havia sido uma decisão acertada: "Queria manter essa liberdade de decidir por mim mesmo, e não que uma cláusula me impedisse de tomar uma decisão". No fim, Valverde não o recrutou para o Barça, e agora o Athletic volta a sondar o jogador: sendo da Liga espanhola, o Athletic tem um mês para convencê-lo e inscrevê-lo. O clube pode pagar a multa sem esforço e tem condições de oferecer uma boa oferta ao jogador. O Athletic está muito acima da maioria dos clubes, exceto do Real Madrid, Barça e Atlético de Madrid, com vários jogadores com contratos que superam quatro milhões de euros (15,8 milhões de reais) por temporada.

O City ganha mais um nome promissor em seu elenco e reforça sua zaga, que já contava com Otamendi, Stones e Kompany. Guardiola ainda busca um atacante nesta janela (que se encerra no dia 31 de janeiro), pois perdeu a disputa com o United por Alexis Sánchez, principal alvo, e tem Gabriel Jesus e Leroy Sané no departamento médico.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_