_
_
_
_

Os grupos da Liga das Nações, novo torneio entre seleções da Europa

A ideia da UEFA Nations League é substituir os amistosos por jogos mais competitivos; campeonato começa após a Copa do Mundo

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, exibe o troféu da nova Liga das Nações.
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, exibe o troféu da nova Liga das Nações.PIERRE ALBOUY (REUTERS)
Mais informações
Tabela de grupos da Copa do Mundo Rússia 2018 e cruzamentos
Tostão: “Não temos um armador para a Copa, mas ninguém tem Neymar”

Foi anunciada nesta quarta-feira (dia 24), após sorteio na cidade de Lausanne, na Suíça, os grupos e as divisões da Liga das Nações da UEFA, novo torneio criado para as seleções europeias. Começando após a Copa do Mundo da Rússia, a competição reúne todas as equipes filiadas à federação do continente, divididas em quatro divisões de acordo com o ranking da UEFA. Dentro das divisões, quatro grupos – o primeiro de cada grupo da Liga A, a elite, disputa o mata-mata final em junho de 2019, enquanto o último de cada chave é rebaixado. O campeonato também será utilizado como parte das eliminatórias para a Eurocopa de 2020.

O sorteio das chaves acabou resultando em algumas partidas interessantes: Alemanha, França e Holanda estão no mesmo grupo na primeira divisão, assim como Espanha, Croácia e Inglaterra. “Este é um torneio atraente que estamos felizes em disputar”, afirmou o técnico espanhol, Julen Lopetegui. “Veremos jogos muito bonitos”. Na Liga C, terceiro escalão, Montenegro e Sérvia, que até pouco tempo atrás competiam como um único país, se enfrentarão; na divisão acima, a B, são a Eslováquia e a República Tcheca que se cruzam. O novo formato propicia um torneio com disputas entre rivais no mesmo nível.

A Liga das Nações ocupará boa parte do espaço destinado atualmente aos amistosos e abre a possibilidade de classificação para as grandes competições (primeiro para a Eurocopa, depois para a Copa do Mundo no Catar) às seleções mais modestas do continente. A UEFA acredita que esse novo modelo substituirá as datas FIFA por jogos mais competitivos e atrativos ao público.

Ao contrário do que era habitual até agora, o período pós-Copa não será usado para o início das eliminatórias para a próxima Eurocopa: as vagas para este torneio serão disputadas com a nova Liga das Nações. Em 6 de setembro começa a primeira das seis rodadas da fase de grupos, que se concentra nas três datas duplas reservadas para partidas de seleções em setembro, outubro e novembro de 2018.

Na Liga A, os quatro vencedores de cada grupo se classificam para uma fase final que ocorre entre 5 e 9 de junho de 2019. Ali será definido o primeiro campeão da Liga das Nações, um torneio bienal que, além disso, define rebaixamentos e ascensões. O último colocado de cada grupo das ligas A, B e C desce à divisão inferior, enquanto os primeiros de cada chave de B, C e D sobem para a liga superior.

Acima de tudo, a Liga das Nações também distribuirá quatro vagas na Eurocopa de 2020. E de alguma maneira vem substituir a repescagem. A fase de classificação tradicional será sorteada em 2 de dezembro deste ano em Dublin, Irlanda, e dividirá as equipes em 10 grupos que disputarão as eliminatórias entre março e novembro de 2019. Os dois primeiros ficam automaticamente classificados. Sobrarão quatro vagas e aí será retomada a Liga das Nações, já que os quatro campeões de cada divisão disputarão entre eles uma eliminatória para completar o quadro de participantes na Eurocopa. É possível que alguns desses times já estejam classificados, e nesse caso as vagas vão para os países com melhor ranking na UEFA. Esse formato abre a possibilidade de que, por exemplo, entre as 16 seleções com o pior ranking haja pelo menos uma que vai disputar a Eurocopa. Macedônia, Geórgia e Azerbaijão largam entre as favoritas.

As divisões e os grupos da Liga das Nações

Liga A

A1: Alemanha - França - Holanda

A2: Bélgica - Suíça - Islândia

A3: Portugal - Itália - Polônia

A4: Espanha - Inglaterra - Croácia

Liga B

B1: Eslováquia - Ucrânia - República Tcheca

B2: Rússia - Suécia - Turquia

B3: Áustria - Bósnia - Irlanda do Norte

B4: País de Gales - Irlanda - Dinamarca

Liga C

C1: Escócia - Albânia - Israel

C2: Hungria - Grécia - Finlândia - Estônia

C3: Eslovênia - Noruega - Bulgária - Chipre

C4: Romênia - Sérvia - Montenegro - Lituânia

Liga D

D1: Georgia - Letônia - Cazaquistão - Andorra

D2: Bielorrússia - Luxemburgo - Moldávia - San Marino

D3: Azerbaijão - Ilhas Faroé - Malta - Kosovo

D4: Macedônia - Armênia - Liechtenstein - Gibraltar

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_