Guatemala transfere sua embaixada para Jerusalém
Presidente Jimmy Morales defende o apoio de seu país aos Estados Unidos, apesar da condenação geral da ONU pela decisão de Washington
O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, anunciou no domingo a transferência da Embaixada em Israel para Jerusalém, consolidando o apoio aos Estados Unidos, apesar da condenação na Assembleia Geral da ONU. “Dei instruções à chanceler (Sandra Jovel) para que inicie as coordenações necessárias para que isso ocorra”, escreveu o mandatário em sua conta no Twitter, retransmitida pela assessoria de imprensa do presidente.
Morales fez o anúncio ao informar em suas redes sociais sobre uma conversa que teve com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, a quem prometeu a transferência da sede diplomática de Tel Aviv para Jerusalém. O presidente também indicou que conversou com Netanyahu sobre “as excelentes relações que tivemos como nações desde que a Guatemala apoiou a criação do Estado de Israel”.
Na sexta-feira, Morales defendeu o apoio de seu país aos Estados Unidos em seu reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, um dia depois da Assembleia Geral da ONU condenar essa decisão. O governante justificou que o respaldo aos Estados Unidos se deve pela “Guatemala ser historicamente pró-Israel”. “Nos 70 anos de relação, Israel foi nosso aliado”.
A Guatemala, junto com Honduras, Togo, Micronésia, Nauru, Palau e as Ilhas Marshall, se alinhou com Washington e Israel para repudiar a condenação da ONU, enquanto a esmagadora maioria dos estados membros da ONU condenou a decisão.
Além disso, Morales afirmou que é “de um pensamento cristão que, adicional ao político, acreditamos que Israel é nosso aliado e devemos apoiá-lo. Apesar de sermos só nove em todo o mundo, temos total certeza e convicção de que é o caminho correto”.
A Guatemala participou da criação do Estado de Israel em 1947, primeiro como um dos 11 membros da “Comissão Especial para o Problema da Palestina” e depois ao votar a favor da existência de Israel na ONU.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.