Qarabag, surpresa no sorteio da Champions League
Liverpool, Sporting, CSKA, Apoel e o time do Azerbaijão são os últimos classificados na fase prévia
Os cinco últimos a chegar foram Liverpool, CSKA Moscou, Qarabag, Sporting e Apoel Nicosia, cinco equipes que se unem aos que se classificaram na terça-feira (Sevilla, Celtic, Maribor, Nápoles e Olympiacos) para compor os 32 que garantem seu acesso à fase de grupos da Champions League. O sorteio para distribuí-los em oito grupos será realizado nesta quinta-feira, 24 de agosto, a partir das 18h em Montecarlo (13h de Brasília).
Entre os critérios do sorteio da Liga dos Campeões está o de que equipes do mesmo país não podem se enfrentar e se estruturam a partir de cabeças de série que correspondem aos campeões das oito ligas europeias com melhor coeficiente Uefa, e não com base no rendimento das equipes nas competições continentais. Por isso o segundo pote esconde vários bichos-papões. Por exemplo, o Real Madrid já sabe que um de seus rivais sairá do quinteto formado por PSG, Borussia Dortmund, Manchester City, Porto e Manchester United. E se o terceiro pote tiver sorte, pode acabar em um grupo de ferro. Para Barcelona, Atlético e Sevilla seria importante evitar os cabeças de série mais poderosos. Não poderão cruzar com o Real Madrid, mas sim com Bayern, Juventus ou Chelsea. Shaktar e Spartak oferecem dificuldades logísticas, mas parecem mais acessíveis em termos futebolísticos.
O Liverpool fez sua parte para permitir que a Inglaterra tenha cinco equipes nas fases de grupos, à qual o Manchester United tem acesso direto como atual campeão da Europa League. A equipe de Anfield se fortaleceu em seu estádio (4-2) diante do Hoffenheim e melhorou a vantagem mínima que tinha conseguido na ida, na Alemanha (1-2). A equipe treinada por Jürgen Klopp saiu como um furacão para marcar três gols nos primeiros vinte minutos e sentenciar seu passe para se tornar uma das equipes mais fortes do terceiro pote do sorteio.
A partir da próxima temporada a fase prévia classificará apenas seis equipes para a de grupos. Os quatro espanhóis terão acesso diretamente.
Qarabag, do Azerbaijão, faz história
Vários jogadores espanhóis tiveram protagonismo nessa fase emocionante. Além de Alberto Moreno, titular no Liverpool, o Apoel cipriota selou seu passe com uma jogada em que se alinharam o defensor central Rueda, de longa trajetória no Valladolid, e o lateral esquerdo de Vigo, Roberto Lago. Na semana passada tinham marcado dois gols de vantagem diante do campeão tcheco, o Slavia. E em Praga aguentaram o empate inicial (0-0). Não é menor a façanha da equipe cipriota, mas mais surpreendente é a chegada do Qarabag à elite. O representante do Azerbaijão fica pela primeira vez na fase de grupos da maior competição continental depois de fazer valer o gol do sul-africano Dino Ndlovu no Parken de Copenhague. A vitória dinamarquesa (2-1) não bastou diante de um a zero da ida. O asturiano Michel, que passou pelo Sporting e pelo Getafe, foi peça chave nessa epopeia do futebol azerbaijano.
O Sporting de Portugal levou a Bucareste para enfrentar o Steaua três jogadores que na temporada passada jogaram na liga espanhola, Mathieu, Coentrão e Piccini. E resolveu com uma vitória contundente (5 a 1) os problemas causados pelo empate sem gols em Lisboa. O CSKA de Moscou também passou apuros para deixar para trás o Young Boys suíço, que caiu em Berna e voltou a sucumbir na Rússia (2 a 0).
A próxima temporada da Champions League traz novidades significativas que afetam a liga espanhola, que classificará quatro times na fase de grupo sem precisar jogar eliminatórias prévias. Alemanha, Inglaterra e Itália também terão quatro vagas garantidas entre os 32 últimos, França e Rússia colocarão dois e a opção de um terceiro que começará a competição nas rodadas preliminares. E Portugal, o grande prejudicado, Ucrânia, Bélgica e Turquia classificarão o campeão e terão uma vaga a mais na fase prévia que deixará de dar dez vagas, como até este ano, para oferecer apenas seis.
Os potes do sorteio da Champions
Pote 1: Real Madrid, Bayern, Juventus, Benfica, Chelsea, Shakhtar, Mônaco, Spartak Moscou.
Pote 2: Barcelona, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund, Sevilla, Manchester City, Porto, Manchester United.
Pote 3: Nápoles, Tottenham, Basilea, Olympiacos, Anderlecht, Roma, Besiktas, Liverpool.
Pote 4: Celtic, CSKA Moscou, Sporting, Apoel, Feyenoord, Maribor, Qarabag, RB Leipzig.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.