_
_
_
_
_

A polêmica do governador que fechou as praias ao público e foi tomar sol em uma delas

Fotografia mostra Chris Christie, governador de Nova Jersey, desfrutando da areia vazia com a família

Christie e a família tomam sol
Christie e a família tomam solAP

A incapacidade dos políticos de Nova Jersey de chegar a um acordo para aprovar o orçamento do Estado está levando muitas famílias a deixar de passar o longo feriado do Dia da Independência nas praias e parques públicos. Com uma exceção, a de Chris Christie. O governador republicano e toda a sua família tiveram a areia branca do Island Beach State Park só para eles neste domingo.

Mais informações
Praia segregada
Escândalo na Argentina: 20 policiais expulsam três mulheres por fazerem topless em uma praia
Cannes proíbe o burkini em suas praias
Os drones vigiam as praias espanholas

Na sexta-feira Christie determinou o fechamento de todos os espaços públicos por falta de orçamento. A polêmica visita da família à praia, na localidade de Berkeley Township, aconteceu, portanto, no segundo dia do fechamento. O aspirante a candidato nas últimas eleições presidenciais estava usando, além disso, uma residência de verão proporcionada pelo Estado. Tiveram a praia vazia para eles.

O governador não escondeu em nenhum momento sua decisão, enquanto choviam críticas nas redes sociais por parte de cidadãos que consideravam injusto esse tratamento. “Candidatem-se a governador e poderão ter uma residência aqui”, comentou Christie em tom de desafio durante uma entrevista coletiva no sábado, “não tomei uma gota de sol”. Nesta segunda-feira Christie atacou os veículos de comunicação locais que colocaram na primeira página fotos mostrando o contrário.

“Na foto, caçaram um político que esteve onde disse que estaria com as pessoas que disse que iriam acompanhá-lo, a mulher, os filhos e amigos”, insistiu, “tenho certeza de que darão um prêmio Pulitzer por esta”. O prefeito de Jersey City, Steve Fulop, acredita, entretanto, que a foto mostra que Chris Christie está “inabilitado” para governar e descreve a situação como “vergonhosa”. A imprensa local afirma que a polícia impediu que outras pessoas chegassem até a praia.

O governador tem duas residências de veraneio à disposição em Nova Jersey. A do Island Beach State Park é uma delas. A outra está localizada em Drumthwacket, em Princeton. “Já disse na segunda-feira passada que, acontecesse o que acontecesse, estava disposto a ir com a família neste fim de semana”, reiterou. A vice-governadora Kim Guadagno, que é vista como sucessora quando seu mandato terminar em janeiro, diz não ter palavras. “Nunca me sentaria na praia se o contribuinte não tem acesso.”

Christie convocou nesta segunda-feira uma sessão especial do legislativo, controlado pelos democratas, para tentar desbloquear a situação. Nova Jersey não é o único Estado com problemas. Há nove que não cumpriram o prazo. O Maine também ordenou o fechamento dos espaços públicos por falta de acordo sobre o orçamento. A situação é ainda mais delicada no Illinois, que corre o risco de entrar na categoria de junk bond (cujos títulos da dívida velem tanto quanto lixo) depois de três anos de bloqueio.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_