Agora é oficial: você poderá apagar as mensagens enviadas pelo WhatsApp
Função já aparece no site de ajuda ao usuário, que terá até cinco minutos para cancelar envio
Já sabíamos que o popular aplicativo WhatsApp vinha testando a opção de apagar mensagens enviadas, e hoje a empresa oficializou essa poderosa função ao publicá-la no seu site de ajuda ao usuário. Trata-se de um salto de gigantesco para esse aplicativo, já que ele passa a oferecer uma função que certamente será muito apreciada pelos usuários: quem mandar uma mensagem por engano ou por impulso terá até cinco minutos para se arrepender e cancelar o envio. E é aqui que o WhatsApp voltará a gerar uma polêmica similar à dos dois sinais azuis, pois, na verdade, não se trata de uma eliminação sem rastro.
Imaginemos que você enviou uma mensagem a quente da qual se arrependeu no mesmo instante e desejamos recuperá-la, ou que você se enganou de destinatário ou grupo. A nova função permite apagar a mensagem nos cinco minutos seguintes ao envio, mas o que o seu interlocutor verá? Ele receberá um aviso de que “esta mensagem foi apagada”, uma frase com conteúdo tão misterioso que tem o potencial para gerar muita confusão entre casais e amigos.
Os usuários vão ter um máximo de cinco minutos para arrepender-se e desfazer este envio
Como será para apagar uma mensagem enviada? O WhatsApp explica que, nos aparelhos Android, bastará apertar detidamente a mensagem em questão e depois clicar em Menu e Recuperar. Os donos de iPhone deverão seguir passos bastante parecidos: apertar detidamente a mensagem e depois em Recuperar. O serviço, contudo, explica as limitações desta nova função: só estará disponível quando ambos os interlocutores estiverem usando a última versão do aplicativo; também – e isto é importante –, quem pede a recuperação de uma mensagem não terá certeza de que ela foi corretamente apagada do outro lado.
O WhatsApp ainda não oficializou o anúncio desta nova função, que vazou na página de suporte. Mas é de se esperar que em questão de dias ela esteja disponível pouco a pouco para os usuários do aplicativo que usam Android, iPhone e Windows Phone.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.