_
_
_
_
_

Sem citar crise política, FMI aposta no fim da recessão do Brasil neste ano

Relatório do banco fala em crescimento de 0,2% do PIB em 2017 com queda de juros e redução de incertezas, mas não menciona delações

Christine Lagarde, diretora do FMI
Christine Lagarde, diretora do FMIEFE
Mais informações
Terapias decepcionantes
FMI alerta para guerras comerciais na era Trump
FMI reduz a previsão de crescimento para o Brasil e a América Latina

O Brasil deverá sair da maior recessão das últimas décadas ainda neste ano, segundo o relatório Perspectivas Econômicas, divulgado nesta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A previsão do Fundo é de um crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto em 2017. Já para o próximo ano, o FMI espera um avanço de 1,7% da atividade econômica do país. A recuperação da economia brasileira, de acordo com o Fundo, será fruto da redução da incerteza política, da queda dos juros e do progresso na agenda das reformas no Brasil. Apesar da abertura de investigações contra vários ministros do Governo Temer e de parlamentares pela Operação Lava Jato, na semana passada, o relatório não cita o episódio como um elemento que possa desestabilizar novamente a política brasileira e, consequentemente, a economia.

A previsão do PIB para este ano caiu 0,3 ponto percentual em relação à estimada, no mesmo relatório, em outubro de 2016. Em março, o Ministério da Fazenda também reduziu a projeção do crescimento da atividade econômica deste ano de 1% para 0,5%. A previsão do Governo para 2018 é de um avanço de 2,5% do PIB.

Em seu relatório, o FMI explica que o ritmo de contração da economia brasileira diminui, mas que o investimento e a produção só chegaram ao "fundo do poço" no final de 2016. O documento diz, no entanto, que a crise fiscal de alguns estados continua a se aprofundar. O Fundo ressalta ainda que a recuperação da economia brasileira deve ser gradual e que o crescimento deve permanecer moderado. "As perspectivas macroeconômicas do Brasil dependem da implementação de ambiciosas reformas estruturais, econômicas e fiscais", diz o relatório.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_