_
_
_
_
_

Putin condena o ataque dos EUA na Síria e diz tratar-se de uma “agressão a um Estado soberano”

Rússia ameaça interromper cooperação militar com os EUA na Síria

O presidente Putin nesta quarta-feira em Moscou.
O presidente Putin nesta quarta-feira em Moscou.REUTERS
Mais informações
EUA bombardeia a Síria. Acompanhe as últimas notícias
Trump lança mísseis contra o Exército sírio em resposta ao ataque químico
Cinco pontos-chave do bombardeio de Trump na Síria
O bombardeio dos Estados Unidos contra a Síria, em imagens

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, considera que o ataque dos Estados Unidos ao seu aliado Bashar al Assad representa uma violação da legislação internacional e coloca em risco a cooperação com Washington no país árabe. “Putin vê o ataque [contra uma base síria] como uma agressão contra um Estado soberano que viola a legislação internacional e que se baseia num pretexto fabricado para desviar a atenção das mortes de civis no Iraque", afirmou nesta sexta-feira o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, informa a Reuters.

“Este passo dos Estados Unidos vai representar um golpe significativo nos laços EUA-Rússia”, acrescentou o porta-voz em referência à cooperação bilateral na Síria contra os jihadistas do Estado Islâmico (ISIS). A delegação russa solicitou formalmente nesta sexta-feira, dia 7 de abril, uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança para discutir a situação, que classifica de uma “violação maior da legislação internacional”.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, comparou o ataque à intervenção do Iraque em 2003. “Isso lembra a situação de 2003 quando Estados Unidos e Reino Unido, com seus aliados, invadiram o Iraque sem autorização do Conselho de Segurança”, afirmou Lavrov, de Taskent, a capital do Uzbequistão. “Podem dizer o que quiserem, mas o ataque, sem dúvida, é mais do que palavras”, acrescentou, como informa a agência Efe.

O chefe do comitê de defesa do Conselho da Federação Russa, Viktor Ozerov, disse que “os bombardeios norte-americanos contra a base aérea síria podem solapar os esforços na luta contra o terrorismo na Síria”, relatou a agência de notícias estatal RIA. O funcionário mencionou também uma possível suspensão da cooperação militar entre os Exércitos da Rússia e dos EUA na Síria.

A tensão bilateral já era patente durante o dia na ONU. A embaixadora dos Estados Unidos na organização, Nikki Haley, havia sido taxativa em sua intervenção no Conselho de Segurança, na quarta-feira. “Quando fracassamos em agir de forma coletiva, chega um momento em que os países precisam fazer algo”, advertiu ela, respondendo à recusa russa em aceitar uma resolução que condenaria o ataque com armas químicas ocorrido nesta semana na Síria. Na noite de quinta, a diplomata abandonava às pressas a sede do organismo após o fracasso da última tentativa de levar adiante uma resolução contra o regime sírio, promovida pela França e o Reino Unido.

Era o prelúdio de algo maior. A intervenção militar direta contra alvos do regime na Síria foi divulgada menos de uma hora depois do término da segunda rodada de negociações sobre a resolução. A ameaça do Governo de Donald Trump estava clara. Vladimir Safronkov, o embaixador russo na ONU, advertiu que qualquer ação nesse sentido teria “consequências negativas” e “trágicas”. “Fui muito franco”, insistiu, ao deixar a reunião.

Safronkov já acusara na quarta-feira as potências ocidentais de “estarem tentando semear a discórdia” com suas manobras e qualificou a proposta de resolução de “provocativa”. Também afirmou que a única intenção de Washington, Londres e Paris é substituir o regime na Síria. “Esta obsessão só serve para obstaculizar o trabalho do Conselho de Segurança”, declarou, antes de apresentar um texto alternativo de resolução pedindo uma investigação sobre o incidente, que matou dezenas de civis, inclusive crianças.

“Vejam o que acontece no Iraque, vejam o que acontece na Líbia”, disse o embaixador russo, referindo-se às intervenções militares mais recentes realizadas pelo Ocidente. O encontro desta quinta-feira no Conselho de Segurança acabou, após quase duas horas, sem nada de concreto. Ao todo, havia três resoluções sobre a mesa. A intenção era poder chegar a um consenso nesta sexta. Mas, diante do desenlace da noite passada, não está claro se isso será possível.

A Rússia já vetou sete resoluções sobre a Síria. A China as apoiou em cinco ocasiões. Os EUA, por sua vez, não estavam demonstrando flexibilidade alguma na negociação. A embaixadora Halley, que exerce neste mês a presidência do Conselho de Segurança, chegou a colocar em dúvida durante o debate da quarta-feira que a Rússia estivesse interessada em obter a paz na Síria. O embaixador francês, François Delattre, acrescentou que a inação e o imobilismo não podiam ser a opção diante do massacre.

O representante diplomático do Reino Unido, Matthew Rycroft, claramente impaciente com a situação, acusou por sua vez a Rússia e a China de serem diretamente responsáveis por esta situação dramática na Síria. “Estamos vendo as trágicas consequências do veto”, disse, fazendo um apelo às duas delegações para que se somassem à sua iniciativa. “O regime de Assad está humilhando vocês diante do mundo. Defender o indefensável cria dor.”

Londres apoia plenamente a ação dos EUA, que qualifica de “resposta apropriada ao ataque bárbaro com armas químicas provocado pelo regime”. Mas a ação militar volta a pôr em evidência a profunda divisão e a incapacidade de chegar a um acordo que permita pôr fim a um conflito que já dura seis anos. As prioridades dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, que têm poder de veto, neste momento mais dividem do que unem.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_