_
_
_
_
_

Como limpar a casa sem usar um só produto de limpeza

Abra a despensa: estes 12 alimentos, com seus compostos químicos, servem perfeitamente para dar brilho, tirar manchas e desinfetar

O conteúdo da despensa raramente divide espaço com os produtos de limpeza. No entanto, a química nos lembra que alguns dos alimentos e bebidas que ingerimos diariamente têm (surpreendentes) poderes desinfetantes, antioxidantes e polidores. Ricardo Díaz Martín, professor de engenharia química da Universidade à Distância de Madri e decano do Colégio de Químicos de Madri, na Espanha, explica a ciência por trás dessa habilidade. Importante: esses produtos de comer e beber podem substituir os produtos de limpeza, mas nem pense em tentar fazer o inverso.

Mais informações
Existem realmente alguns alimentos que rejuvenescem o corpo?
Nem pense em jogar fora: 15 alimentos que duram anos sem estragar
Cinco alimentos que faziam mal para a saúde… mas que agora não fazem mais

Para limpar metal: limão

“O suco de limão, assim como o de toranja (grapefruit), possui ácidos fracos como o cítrico, que atacam o óxido metálico, de caráter básico (os ácidos e bases são substâncias que se neutralizam porque suas cargas químicas são opostas)”, explica Díaz Martín. Ao aplicar o suco dessas frutas sobre a superfície metálica oxidada pelo ar e pela umidade, eles se neutralizam e se dissolvem.

Para a grade do forno: cebola

O óxido também pode ser removido com uma cebola. Ainda que não pareça um legume ácido, ao esfregá-la sobre uma superfície (neste caso, uma placa metálica), “ela libera água e também um conjunto de aminoácidos e enzimas que ajudam a diluir os óxidos que aderem às grades metálicas”.

Para dar brilho ao aço inoxidável: pepino

“O pepino tem 95% de água em sua composição, muitos sais minerais e uma concentração bastante diluída de ácido ascórbico”, explica Díaz Martín. O brilho obtido com sua aplicação se deve à camada de emulsão aquosa que seus componentes deixam sobre a superfície metálica como se fossem cera. Reluzente.

Para os pisos de madeira: chá preto

O chá contém uma substância chamada tanino, presente também na cortiça das árvores. Por isso, não é estranho que a aplicação de chá preto possa devolver aos pisos de madeira seus tons naturais. Além desses compostos, a bebida é um excelente agente de tratamento para superfícies de madeira, já que possui outras substâncias que são tóxicas para certos microrganismos, impedindo sua proliferação.

Para tirar ferrugem: refrigerante de cola

Um clássico da sabedoria popular que a química explica: os refrigerantes de cola são bebidas carbonatadas, o que significa que contêm íons de bicarbonato e de ácido carbônico. Do mesmo modo que no caso do limão, da toranja (grapefruit) e da cebola, o agente contra a ferrugem é esse ácido. Também é o método mais simples para fazer um parafuso afrouxar quando ficou muito tempo ao relento.

Para desinfetar o banheiro: vinagre

Como afirma o especialista, “o vinagre é uma solução aquosa de ácido acético com a mesma capacidade de retirada de substâncias e óxidos básicos que o suco de limão. Neste caso, há também um efeito desinfetante, já que a maior parte dos microrganismos que povoam os banheiros é incapaz de sobreviver em um meio tão ácido”.

Para as manchas de sangue: sal

Uma solução aquosa de sal é um meio excelente para produzir oxidação, o que vemos claramente se observarmos objetos metálicos expostos a ambientes úmidos e salinos como os guarda-corpos metálicos dos decks junto ao mar. O sangue deve sua cor vermelha ao ferro presente da hemoglobina dos leucócitos. Ao aplicar água com alta concentração de sal, acontece uma oxidação, reação em que os íons de ferro presentes na hemoglobina se neutralizam fazendo com que a mancha vermelha desapareça.

Para a mancha de tinta do sofá: leite

O principal problema para eliminar tinta da roupa é que seus componentes gordurosos são insolúveis diante de qualquer solução aquosa (água e gordura não se misturam). “Mas tanto o leite como as tintas são um tipo de solução (chamada coloidal) que inclui tanto componentes graxos quanto aquosos agrupados formando estruturas”, afirma o químico. Por isso, o leite é capaz de reter os elementos graxos das tintas da roupa como nenhum outro líquido consegue fazer, e incorporar esses novos elementos a si, como se fossem mais uma das gorduras que contêm.

Para vidros e óculos: gim

Molhar em gim a flanela de limpar os óculos para que fiquem perfeitos? Sim, porque o gim é uma bebida alcoólica de alta graduação, ou seja, água com uma considerável concentração de etanol. As gorduras são formadas por um álcool mais um ácido, o que permite que, mesmo não sendo solúveis em água, porque sua estrutura molecular é muito diferente, sejam no etanol. Na verdade, a gordura é a causadora da sujeira sobre superfícies como vidros dos óculos, telas e discos. Por isso, ao impregnar um algodão em gim podemos arrastá-la e eliminá-la, deixando-os tão brilhantes quanto se usássemos limpa-vidros.

Para tirar o mau cheiro da geladeira: bicarbonato

O que chamamos de mau cheiro é causado por compostos voláteis, produzidos pelo metabolismo de microrganismos que sobrevivem decompondo as substâncias orgânicas. Esses compostos que flutuam no ar aderem à superfície sólida do bicarbonato. Também é possível recorrer a essa substância para eliminar o mau cheiro causado pelo suor nos pés e axilas.

Para recolher vidros quebrados: pão de forma

O pão de forma tem um miolo moído composto de fibra e ar ocluído. Ou seja, é muito fácil que acolha em seu interior os pequenos pedaços de vidro de forma segura, evitando cortes e que fiquem restos no solo. Essa solução não obedece uma questão química e sim física, mas o truque também merece lugar nesta lista.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_