Líder da Opus Dei, bispo Javier Echevarría morre aos 84 anos

Religioso será substituído interinamente por Fernando Ocáriz, segundo comunicado

Javier Echevarría, prelado da Opus Dei.

O líder da instituição católica Opus Dei, Javier Echevarría, morreu na noite de segunda-feira em Roma, aos 84 anos, vítima de uma infecção pulmonar, segundo nota da prelazia. O Bispo, segundo sucessor de são Josemaría Escrivá, fundador da Opus Dei, será substituído interinamente no cargo por Fernando Ocáriz, vigário auxiliar e geral da obra, responsável por “administrar os últimos sacramentos" ao prelado falecido, segundo o comunicado da Opus Dei. O funeral será realizado nesta quinta-feira na basílica de São Eugenio, em Roma.

Mais informações
Opus Dei aposta na modernização
“A percepção de que a Opus é elitista é uma visão burguesa”
Papa destitui um bispo da Opus Dei no Paraguai por encobrir um padre pedófilo
A cúpula do Vaticano contra o Papa Francisco

Echevarría, que passou 22 anos à frente da prelazia, foi hospitalizado no último dia 5 no hospital Campus Biomédico, em Roma, por causa de uma leve infecção pulmonar. Ele estava sendo tratado com antibióticos, mas apresentou complicações nas últimas horas da segunda-feira, segundo o relato da Opus Dei.

Conforme as regras dessa instituição conservadora católica, a gestão ordinária da prelazia caberá agora ao vigário auxiliar e geral, Fernando Ocáriz. Segundo esses estatutos, ele deverá convocar dentro de um mês um congresso eletivo que escolherá o novo prelado. O congresso precisa ser realizado prazo de três meses, e o escolhido terá de ser posteriormente confirmado pelo papa Francisco.

Echevarría nasceu em Madri, em 1932, e nessa mesma cidade conheceu são Josemaría, de quem foi secretário entre 1953 e 1975. Mais adiante, foi nomeado secretário-geral da Opus Dei, e em 1994 foi eleito prelado. Recebeu a ordenação episcopal pelas mãos do papa João Paulo II em 6 de janeiro de 1995, na basílica de São Pedro.

Ocáriz lamentou o falecimento: “À tristeza pela partida de um pai soma-se o agradecimento pelo carinho e o bom exemplo que nos deu nestes 22 anos como prelado”. Os bispos espanhóis manifestaram-se pelo Twitter. “Nosso pesar à Opus Dei pela morte de seu Prelado, monsenhor Javier Echevarría. Rogamos a Deus por seu eterno descanso em Cristo Ressuscitado”, diz a postagem publicada pelo secretário-geral e porta-voz da CEE, José María Gil Tamayo.

A Opus tem quase 90.000 seguidores, dos quais 2.051 são sacerdotes. Destes, 58% estão na Europa, 34% nas Américas, 4% na Ásia, 3% na África e 1% na Oceania. Na Espanha, cerca de cem colégios, a Universidade da Navarra e a escola de administração IESE têm relação com a organização.

Mais informações

Arquivado Em