Os possíveis rivais de Real, Barça, Atlético e Sevilla nas oitavas da Champions
Sorteio da fase seguinte da competição continental ocorre na manhã da próxima segunda-feira

Antes do nostálgico adeus natalino da Champions League, que voltará em fevereiro, resta um evento que talvez sele a sorte das equipes na competição: o sorteio das oitavas de final. Na segunda-feira, os 16 classificados conhecerão seus rivais na próxima fase, onde já é matar ou morrer. Os primeiros colocados formarão um pote e os segundos, o outro, mas existem outros condicionantes: não podem ocorrer duelos de equipes de um mesmo país e de times que fizeram parte do mesmo grupo na fase que se encerrou na quarta-feira. Dessa forma, as possibilidades se reduzem, porque alguns têm sete rivais possíveis, mas outros, somente cinco. As oitavas serão disputadas em 14/15 e 21/22 de fevereiro e 7/8 e 14/15 de março de 2017.
De acordo com um estudo da empresa La Liga en 11úmeros, que considerou todas essas variáveis, o confronto matematicamente mais provável é o do Atlético de Madrid contra o Manchester City (25,36%). Quais rivais as demais equipes espanholas podem enfrentar?
Real Madrid, contra um inglês?
O Real Madrid de Zidane, segundo em seu grupo após o empate de quarta-feira contra o Borussia Dortmund, tem cinco rivais possíveis. Não pode jogar contra o Dortmund (eram do mesmo grupo), nem contra o Barcelona e o Atlético de Madrid. O mais provável é que enfrente o Arsenal (21,74%) ou o Leicester (21,22%). Também pode jogar contra o Mônaco, a Juventus e o Napoli, nessa ordem, e para alívio de seu treinador, que já disse que não quer a equipe alvinegra nas oitavas. O último confronto na Europa entre o Real Madrid e o Arsenal foi, justamente, nas oitavas de final da Champions 2005/2006, quando os Gunners venceram por 1x0 no Santiago Bernabéu na partida de ida e seguraram um empate por 0x0 em Londres para eliminar a equipe merengue. Nessa edição, a partida de volta também será disputada na Inglaterra.
3.501 posibles sorteos de 1/8 de Champions pic.twitter.com/Jy4AI50Ytf
— LaLigaEnNúmeros 🏆 (@laligaennumeros) December 7, 2016
Se o Barcelona escapar do Bayern de Munique…
O rival mais provável (22,48%) da equipe de Luis Enrique é o campeão alemão, dirigido por Carlo Ancelotti, treinador de Champions por excelência. O último encontro entre eles por competições europeias foi em 2015, com um resultado agregado de 5x3 para os azuis-grená. Se não enfrentar o Bayern, o Barcelona tem rivais que não lhe causaram muitos problemas nos últimos anos. Pela ordem: Bayern Leverkusen, PSG, Porto e Benfica. O último duelo de oitavas de final contra o Leverkusen terminou com um placar agregado de 10 a 2 a favor do Barcelona, com um Messi demolidor na partida de volta no Camp Nou, onde se transformou no primeiro jogador a marcar cinco gols em uma mesma partida de Champions.
Simeone pode se encontrar novamente com Guardiola
Atlético de Madrid contra Manchester City é o confronto mais provável de todos os possíveis nas oitavas de final. Simeone voltaria a ficar frente a frente com Pep Guardiola, a quem derrotou nas semifinais da Champions passada, quando o treinador do City dirigia o Bayern de Munique. Os outros possíveis, como o Barcelona: Leverkusen, PSG, Porto e Benfica. A equipe alvirrubra disputará a partida de volta no Vicente Calderón, onde nunca foi eliminada com Simeone como treinador.
Duelo de estudiosos?
Os dados mostram um duelo entre o Sevilla de Jorge Sampaoli e o Borussia Dortmund de Thomas Tuchel nas oitavas. É o segundo confronto mais provável de todos os possíveis (24,62%). O Sevilla foi eliminado nas últimas duas vezes em que chegou a essa fase: contra o Fenerbahce turco na edição de 07/08 e contra o CSKA Moscou na de 09/10. Nas duas ocasiões disputou a partida de volta no Sánchez Pizjuán.
Os confrontos mais atraentes dos últimos dez anos
Sempre ocorreram confrontos interessantes nas oitavas de final e, neles, as equipes que disputaram a partida de volta em casa não tiveram tanta vantagem. Dos 26 duelos mais renhidos, em 12 deles venceu a equipe que disputou a ida em casa.
(A primeira equipe disputou o jogo de volta em casa)
2006/2007
Bayern de Munique – Real Madrid (4-4 agregado, o Bayern marcou mais gols fora de casa)
Liverpool – Barcelona (2-2 agregado, o Liverpool marcou mais gols fora de casa)
2007/2008
AC Milan – Arsenal (agregado de 0-2 para o Arsenal)
Real Madrid - Roma (agregado de 2-4 para a Roma)
Inter - Liverpool (agregado de 0-3 para o Liverpool)
2008/2009
Roma – Arsenal (agregado de 1-1; Arsenal venceu nos pênaltis)
Manchester United – Inter (agregado de 2 a 0 para o United)
Juventus – Chelsea (agregado de 2-3 para o Chelsea)
Liverpool – Real Madrid (agregado de 5-0 para o Liverpool)
2009/2010
Chelsea – Inter (agregado de 1-3 para a Inter)
Manchester United – AC Milan (agregado de 7-2 para o United)
2010/2011
Barcelona – Arsenal (agregado de 4-3 para o Barcelona)
Bayern de Munique – Inter (agregado de 3-3, Inter marcou mais gols fora de casa)
2011/2012
Arsenal – AC Milan (agregado de 3-4 para o Milan)
2012/2013
Manchester United – Real Madrid (agregado de 2-3 para o Real Madrid)
Barcelona – Milan (agregado de 4-2 para o Barcelona)
Bayern de Munique – Arsenal (agregado 3-3; Bayern marcou mais gols fora de casa)
2013/2014
Bayern de Munique – Arsenal (agregado de 3-1 para o Bayern)
Barcelona – Manchester City (agregado de 4-1 para o Barcelona)
2014/2015
Chelsea – PSG (agregado 2-2; PSG marcou mais gols fora de casa)
Barcelona – Manchester City (agregado de 3-1 para o Barcelona)
Borussia Dortmund – Juventus (agregado de 1-5 para a Juventus)
2015/2016
Chelsea - PSG (agregado de 2-4 para o PSG)
Barcelona - Arsenal (agregado de 5-1 para o Barcelona)
Bayern de Munique – Juventus (agregado de 6-4 para o Bayern)
Real Madrid - Roma (agregado de 4-0 para o Real Madrid)
O Barcelona é a equipe espanhola mais bem-sucedida nas oitavas de final nas últimas dez edições da Champions. Foi eliminado na edição 2006/2007 em Anfield, contra o Liverpool, e depois disso sempre chegou às quartas de final. Nas nove edições seguintes, disputou a segunda partida no Camp Nou, por ser o primeiro de seu grupo.
Nem sempre o Real Madrid teve boas experiências definindo a série de oitavas de final fora do Bernabéu. Nos últimos dez anos foi eliminado quatro vezes nas oitavas (duas delas após disputar a partida de volta como visitante), mas agora acumula uma série de seis anos seguidos superando essa fase e a última vez que precisou decidir a eliminatória fora de Madri, o fez em Old Trafford, vencendo o Manchester United na Champions de 2012/2013.