Sorteio Champions League

Os possíveis rivais de Real, Barça, Atlético e Sevilla nas oitavas da Champions

Sorteio da fase seguinte da competição continental ocorre na manhã da próxima segunda-feira

Zidane em coletiva de imprensa.
Zidane em coletiva de imprensa.CURTO DE LA TORRE (AFP)

Antes do nostálgico adeus natalino da Champions League, que voltará em fevereiro, resta um evento que talvez sele a sorte das equipes na competição: o sorteio das oitavas de final. Na segunda-feira, os 16 classificados conhecerão seus rivais na próxima fase, onde já é matar ou morrer. Os primeiros colocados formarão um pote e os segundos, o outro, mas existem outros condicionantes: não podem ocorrer duelos de equipes de um mesmo país e de times que fizeram parte do mesmo grupo na fase que se encerrou na quarta-feira. Dessa forma, as possibilidades se reduzem, porque alguns têm sete rivais possíveis, mas outros, somente cinco. As oitavas serão disputadas em 14/15 e 21/22 de fevereiro e 7/8 e 14/15 de março de 2017.

MAIS INFORMAÇÕES

De acordo com um estudo da empresa La Liga en 11úmeros, que considerou todas essas variáveis, o confronto matematicamente mais provável é o do Atlético de Madrid contra o Manchester City (25,36%). Quais rivais as demais equipes espanholas podem enfrentar?

Real Madrid, contra um inglês?

O Real Madrid de Zidane, segundo em seu grupo após o empate de quarta-feira contra o Borussia Dortmund, tem cinco rivais possíveis. Não pode jogar contra o Dortmund (eram do mesmo grupo), nem contra o Barcelona e o Atlético de Madrid. O mais provável é que enfrente o Arsenal (21,74%) ou o Leicester (21,22%). Também pode jogar contra o Mônaco, a Juventus e o Napoli, nessa ordem, e para alívio de seu treinador, que já disse que não quer a equipe alvinegra nas oitavas. O último confronto na Europa entre o Real Madrid e o Arsenal foi, justamente, nas oitavas de final da Champions 2005/2006, quando os Gunners venceram por 1x0 no Santiago Bernabéu na partida de ida e seguraram um empate por 0x0 em Londres para eliminar a equipe merengue. Nessa edição, a partida de volta também será disputada na Inglaterra.

Se o Barcelona escapar do Bayern de Munique…

O rival mais provável (22,48%) da equipe de Luis Enrique é o campeão alemão, dirigido por Carlo Ancelotti, treinador de Champions por excelência. O último encontro entre eles por competições europeias foi em 2015, com um resultado agregado de 5x3 para os azuis-grená. Se não enfrentar o Bayern, o Barcelona tem rivais que não lhe causaram muitos problemas nos últimos anos. Pela ordem: Bayern Leverkusen, PSG, Porto e Benfica. O último duelo de oitavas de final contra o Leverkusen terminou com um placar agregado de 10 a 2 a favor do Barcelona, com um Messi demolidor na partida de volta no Camp Nou, onde se transformou no primeiro jogador a marcar cinco gols em uma mesma partida de Champions.

Simeone pode se encontrar novamente com Guardiola

Atlético de Madrid contra Manchester City é o confronto mais provável de todos os possíveis nas oitavas de final. Simeone voltaria a ficar frente a frente com Pep Guardiola, a quem derrotou nas semifinais da Champions passada, quando o treinador do City dirigia o Bayern de Munique. Os outros possíveis, como o Barcelona: Leverkusen, PSG, Porto e Benfica. A equipe alvirrubra disputará a partida de volta no Vicente Calderón, onde nunca foi eliminada com Simeone como treinador.

Duelo de estudiosos?

Os dados mostram um duelo entre o Sevilla de Jorge Sampaoli e o Borussia Dortmund de Thomas Tuchel nas oitavas. É o segundo confronto mais provável de todos os possíveis (24,62%). O Sevilla foi eliminado nas últimas duas vezes em que chegou a essa fase: contra o Fenerbahce turco na edição de 07/08 e contra o CSKA Moscou na de 09/10. Nas duas ocasiões disputou a partida de volta no Sánchez Pizjuán.

Os confrontos mais atraentes dos últimos dez anos

Sempre ocorreram confrontos interessantes nas oitavas de final e, neles, as equipes que disputaram a partida de volta em casa não tiveram tanta vantagem. Dos 26 duelos mais renhidos, em 12 deles venceu a equipe que disputou a ida em casa.

(A primeira equipe disputou o jogo de volta em casa)

2006/2007

Bayern de Munique – Real Madrid (4-4 agregado, o Bayern marcou mais gols fora de casa)

Liverpool – Barcelona (2-2 agregado, o Liverpool marcou mais gols fora de casa)

2007/2008

AC Milan – Arsenal (agregado de 0-2 para o Arsenal)

Real Madrid - Roma (agregado de 2-4 para a Roma)

Inter - Liverpool (agregado de 0-3 para o Liverpool)

2008/2009

Roma – Arsenal (agregado de 1-1; Arsenal venceu nos pênaltis)

Manchester United – Inter (agregado de 2 a 0 para o United)

Juventus – Chelsea (agregado de 2-3 para o Chelsea)

Liverpool – Real Madrid (agregado de 5-0 para o Liverpool)

2009/2010

Chelsea – Inter (agregado de 1-3 para a Inter)

Manchester United – AC Milan (agregado de 7-2 para o United)

2010/2011

Barcelona – Arsenal (agregado de 4-3 para o Barcelona)

Bayern de Munique – Inter (agregado de 3-3, Inter marcou mais gols fora de casa)

2011/2012

Arsenal – AC Milan (agregado de 3-4 para o Milan)

2012/2013

Manchester United – Real Madrid (agregado de 2-3 para o Real Madrid)

Barcelona – Milan (agregado de 4-2 para o Barcelona)

Bayern de Munique – Arsenal (agregado 3-3; Bayern marcou mais gols fora de casa)

2013/2014

Bayern de Munique – Arsenal (agregado de 3-1 para o Bayern)

Barcelona – Manchester City (agregado de 4-1 para o Barcelona)

2014/2015

Chelsea – PSG (agregado 2-2; PSG marcou mais gols fora de casa)

Barcelona – Manchester City (agregado de 3-1 para o Barcelona)

Borussia Dortmund – Juventus (agregado de 1-5 para a Juventus)

2015/2016

Chelsea - PSG (agregado de 2-4 para o PSG)

Barcelona - Arsenal (agregado de 5-1 para o Barcelona)

Bayern de Munique – Juventus (agregado de 6-4 para o Bayern)

Real Madrid - Roma (agregado de 4-0 para o Real Madrid)

O Barcelona é a equipe espanhola mais bem-sucedida nas oitavas de final nas últimas dez edições da Champions. Foi eliminado na edição 2006/2007 em Anfield, contra o Liverpool, e depois disso sempre chegou às quartas de final. Nas nove edições seguintes, disputou a segunda partida no Camp Nou, por ser o primeiro de seu grupo.

Nem sempre o Real Madrid teve boas experiências definindo a série de oitavas de final fora do Bernabéu. Nos últimos dez anos foi eliminado quatro vezes nas oitavas (duas delas após disputar a partida de volta como visitante), mas agora acumula uma série de seis anos seguidos superando essa fase e a última vez que precisou decidir a eliminatória fora de Madri, o fez em Old Trafford, vencendo o Manchester United na Champions de 2012/2013.

Arquivado Em: