_
_
_
_
_

Fotógrafo amador rastreia pessoas que retratou há quase 40 anos

Da moda punk à atualidade: como mudaram os habitantes de Peterborough (Reino Unido)

Héctor Llanos Martínez

Chris Porsz é um paramédico britânico que, em seus momentos livres, se dedica à fotografia. No início dos anos 1980, percorreu a região de Peterborough (Inglaterra) retratando os moradores da região. Há seis meses decidiu rastrear os modelos espontâneos de suas imagens para reproduzir aqueles instantes que ficaram congelados no tempo. Com ajuda das redes sociais e da imprensa local, conseguiu registrar mais de uma centena de reencontros, que agora publica em um livro intitulado Reunions.

Mais informações
'Únicas e Corajosas', um projeto fotográfico para recuperar o otimismo após o câncer de mama
Confissões de uma retocadora fotográfica da Victoria’s Secret

A estética punk e as jaquetas que imitavam os ícones mod reinavam nas ruas britânicas que a câmara de Porsz imortalizou há quase quarenta anos. Graças às imagens que divulgou em um álbum do Facebook e em jornais da região, localizou muitos de seus protagonistas. “As fotografias ficaram juntando poeira todos esses anos e este projeto é, enfim, minha oportunidade de compartilhá-las com as pessoas”, comenta o autor em seu site.

Esta seleção de imagens poderia muito bem ser vista ao som de Tonight The Streets Are Ours, de Richard Hawley.

Quem era o casal que se despedia com um beijo na estação de Peterborough e o que aconteceu depois que o trem os separou? Era 1980. Sally tinha 21 anos e morava em Stafford. Tony era um professor de 22 que trabalhava em Essex, por isso se encontraram em Peterborough. Agora ambos são diretores de escola, casaram-se e têm dois filhos, Jenny e Tom, de idade similar à que tinham eles quando posaram sem saber para esta foto. O pai de Tony a descobriu nas páginas de um jornal e avisou o casal.

Tina e Doug eram namorados e posaram para o Chris Porsz em 1985, perto da catedral da cidade. Chegaram a ter gêmeos, agora não estão mais juntos e já faz tempo que abandonaram a estética punk.

Andy Jackson, Richard Hillson, Devinder Singh, Tony James e Aaron Meadows eram colegas de escola e tinham 15 anos quando esta fotografia foi tirada. Graças ao projeto Reunion, organizaram um reencontro e se mantêm em contato.

Emma e Anna Hankins posaram estourando uma bola de chiclete em 1980. Tinham 13 e 11 anos, respectivamente. Ambas se tornaram cabeleireiras, casaram-se e têm filhos. E perderam a prática com o chiclete.

John Morris, Paul Barnard e Andrew Pollard faziam fila para usar o telefone público. Na era dos smartphones, tiveram que posar de novo em frente a um caixa eletrônico que ocupa o lugar da cabine. Andrew, o da direita, conheceu sua mulher em Benidorm.

Layla tomava a ração de leite obrigatória na escola em 1983. Para esta segunda imagem encontrou-se com o fotógrafo em 2014. Casou-se com o primeiro namorado e tem dois filhos. Continua morando em Peterborough.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_