_
_
_
_

Dólar tem alta de mais de 2% após vitória de Trump

Vitória do republicano surpreendeu os mercados. Ibovespa abriu os negócios com queda de 3%, mas reduziu perdas ao longo do dia

Tristan Fewings Agencia: (Getty Images)

A surpreendente vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos causou mau humor no mercado e fez o dólar abrir o dia em alta de mais de 2% frente ao real. No início da manhã, a moeda americana chegou a ser vendida a 3,25 reais. Às 16h, porém, o dólar retrocedeu um pouco e avançava 1,17%, cotado a 3,20 reais. Nos quatro dias anteriores, o dólar havia acumulado queda de 2,28% sobre a moeda brasileira com a forte aposta de que a democrata Hillary Clinton sairia vitoriosa da eleição.

Já a Bolsa de Valores de São Paulo abriu os negócios em uma forte queda de 3%, mas reduziu as perdas no final da manhã. Às 16h28, o Ibovespa, principal indicador da bolsa, caía 1,35%. Segundo Marcos Mollica, sócio da Rosenberg Investimentos, a reação dos mercados frente à vitória inesperada de Trump foi melhor do que a esperada logo após a confirmação do resultado do pleito. “De certa forma, eles estão reagindo com certa tranquilidade após o susto, o dólar tende a ficar mais valorizado nesse primeiro momento, mas não acho que essa seja a tendência para o longo prazo”, explica.

Mais informações
Trump comemora a vitória pedindo pela “unidade” dos norte-americanos
Donald Trump vence as eleições dos Estados Unidos
Os norte-americanos brancos que acreditam que todo o tempo passado foi melhor

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, procurou passar tranquilidades aos mercados ao afirmar que a economia brasileira tem força para driblar as oscilações derivadas à vitória de Trump. "O Brasil está preparado para lidar com qualquer volatilidade dos mercados resultante das eleições presidenciais nos Estados Unidos", afirmou o ministro por meio de nota.

Após a vitória nas urnas, Trump fez um discurso considerado conciliador, diferentemente do estilo agressivo adotado em toda a sua campanha, o que reduziu um pouco o temor. Nos Estados Unidos, os mercados operam com volatilidade. Nesta tarde, os principais índices tinham leve alta. O Dow Jones tinha avançava 0,62%, o SP&500 subia 0,3% e a Nasdaq tinha elevação de 0,45%. Na Ásia, o índice japonês Nikkei encerrou o pregão com queda de 5,36%, aos 16.251,54 pontos.

O presidente, Michel Temer, disse em seu Twitter e em uma entrevista nesta quarta-feira à rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, que a relação entre os dois países é institucional. E, por isso, nada mudaria entre eles. “Tenho certeza que não muda nada na relação Brasil e EUA”, afirmou Temer

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_