Novo prefeito de Porto Alegre comemora a vitória.Agência RBS/Folhapress
Eleições 2016: Em todo o Brasil, cerca de 33 milhões de eleitores voltaram às urnas em 57 municípios para votar para prefeito. Entre as cidades que levaram a disputa para prefeitura ao segundo turno estão 18 capitais estaduais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza, São Luís, Macapá, Belém, Manaus e Porto Velho. Apesar de ter algumas urnas ainda em apuração, todas as cidades brasileiras já sabem o resultado da eleição. No Rio, Marcelo Crivella (PRB) foi eleito com 59,37%; em Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS) venceu com 52,98%. Em diferentes capitais, a soma de abstenções e votos nulos e brancos foi maior do que a votação dos candidatos eleitos.
Veja como contamos o segundo turno das Eleições 2016:
Ao menos nas capitais Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), o número de abstenções e votos nulos e brancos somados foi maior do que a votação dos candidatos vencedores à prefeitura.
Rafael Greca é eleito e volta à Prefeitura de Curitiba após 20 anos: disputa na capital paranaense foi marcada por empate técnico na véspera e ocupações de escolas http://cort.as/nZsl
Na região Norte, foram eleitos: Artur Neto (PSDB), em Manaus (AM), com 55,96%; Zenaldo Coutinho (PSDB), em Belém (PA), com 52,33%; Dr Hildon (PSDB), em Porto Velho (RO), com 65,15%; e Clécio (REDE), em Macapá (Amapá), com 60,50%.
Na região Nordeste, foram eleitos: Edivaldo Holanda Júnior (PDT), em São Luís (MA), com 53,94%; Edvaldo Nogueira (PC do B), em Aracaju (SE), com 52,11%; e Rui Palmeira (PSDB), em Maceió (AL), com 60,05%.
Na região Centro-Oeste, foram eleitos: Iris Rezende (PMDB), em Goiânia (GO), com 57,70%; Marquinhos Trad (PSD), em Campo Grande (MS), com 58,77%; e Emanuel Pinheiros (PMDB), em Cuiabá (MT), com 60,41%.
Ao total, 220 locais de votação tiveram de ser alterados por conta das ocupações de escolas em protesto contra a reforma eleitoral. Custo adicional supera os 3 milhões de reais. A maioria dos locais que tiveram de ser alterados, 206, foi no Paraná.
Na região Sudeste, foram eleitos: Marcelo Crivella (PRB), no Rio de Janeiro (RJ), com 59,37%; Alexandre Kalil (PHS), em Belo Horizonte (MG), com 52,98%; e Luciano Rezende (PPS), em Vitória (ES), com 51,19%
O pastor Silas Malafaia comemorou a eleição de Crivella no Rio. Famoso pelas frases polêmicas e homofóbicas, ele participou ativamente da campanha do bispo licenciado.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.