_
_
_
_
_

Windows 10 ganha atualização de aniversário

Sistema operacional da Microsoft incorpora novas funções de segurança e melhorias

Beatriz Guillén
Imagem da função Windows Ink na atualização do Windows 10.
Imagem da função Windows Ink na atualização do Windows 10.Microsoft

O Windows 10 acaba de completar um ano, e seus criadores querem comemorar com a primeira grande atualização do sistema operacional, que estará disponível a partir desta terça-feira. Em 29 de julho de 2015, era lançada a versão definitiva de um novo Windows, que se distanciava consideravelmente de suas versões 7 e 9. Era lançada a Cortana, a primeira assistente virtual para computadores com a aposta na criação do novo – mas imaturo – navegador, o Edge, com o intuito de deixar para trás o Internet Explorer. Um ano depois, a Microsoft inclui novidades num sistema operacional que já é considerado um serviço, sem a intenção de que seja substituído por um Windows 11 ou 12.

Mais informações
Nove dicas para escolher entre o Windows 10 e o Mac OS X Capitán
Microsoft apresenta seu primeiro ‘laptop’ para competir com a Apple
O robô racista, sexista e xenófobo da Microsoft acaba silenciado

“O Windows 10 deixou de ser o último produto Windows para se transformar num novo serviço de pagamento único que será atualizado de forma permanente. Assim, não será preciso comprar novas versões a cada dois ou três anos”, disse a EL PAÍS Ramón Planet, responsável pelo Windows para empresas. A chamada Windows 10 Anniversary Update tem vários pontos fortes: maior segurança, melhorias na Cortana, mais possibilidades para as canetas digitais e novos plugins para o navegador Microsoft Edge.

Mais segurança: Windows Hello e Windows Defender

A grande atualização do Windows 10 é uma nova tecnologia para melhorar a segurança do sistema operacional: a autenticação biométrica. Esse tipo de reconhecimento através do rosto ou das impressões digitais permite o acesso a plataformas e serviços sem a necessidade de senhas. A tecnologia está em voga depois da divulgação de estudos indicando que uma em cada três pessoas não protege seu celular com uma senha, e que o código mais utilizado continua sendo 12345. Diante dessa vulnerabilidade, a biometria desponta como a solução mais cômoda e segura.

Essa é a proposta do Windows Hello: utilizar nosso rosto para ter acesso às funções mais importantes. Com ele será possível iniciar sessão e entrar em contas bancárias e em outros sites seguros através da identificação do rosto com a câmera frontal do computador ou do celular, ou com um sistema de impressões digitais. “O grande avanço é que a tecnologia poderá ser usada não apenas com o sistema Windows, mas também em aplicativos de terceiros, como o DropBox”, diz Planet. O sistema também estará integrado no navegador Edge, o que o torna “o primeiro e único navegador compatível com essa tecnologia mais nativa graças a uma extensão API incorporada.”

Atualização permite iniciar sessão e entrar em contas bancárias através da identificação do rosto

Já o Windows Defender, o antivírus do Windows 10, começará com essa atualização a realizar limpezas periódicas para detectar e eliminar as ameaças que possam ter passado despercebidas.

A versão empresarial do Windows 10 inclui duas novidades: um sistema para detectar e responder a ataques, utilizando uma rede de sensores, e outro para proteger as empresas de vazamentos acidentais de dados.

Melhorias na Cortana

Em julho de 2015, quando começou a operar no Windows 10, a Cortana transformou-se imediatamente na primeira assistente virtual que também funcionava em computadores. Ao contrário da Siri e da Google Now, intensamente usadas em celulares, a Microsoft optou por lançar essa ajuda também nos computadores. Foi uma das grandes novidades do novo sistema operacional.

Um ano depois, a Cortana continua melhorando e a Microsoft segue apostando nessa assistente especial, que inclusive conta piadas. Com a atualização, o usuário poderá ter acesso à Cortana da tela de bloqueio, salvar e recordar informações e sincronizar dispositivos para mostrar notificações do computador ao celular. “Isto será muito útil para os usuários que tenham Windows no computador e no aparelho móvel, pois todos os avisos que anotem num dispositivo aparecerão no outro”, diz Planet.

Chega Windows Ink para caneta digital

Poder escrever numa tela de toque do mesmo jeito que num papel é outra das grandes novidades da atualização do WWindows 10. Mas isso não vale para qualquer caneta, nem para todos os aplicativos. O usuário deve ter uma caneta digital sincronizada com o dispositivo. Uma vez reconhecida, um ícone de caneta aparece na parte inferior direita da tela com todas as novas funções. Algumas das mais destacadas permitem pintar sobre a tela fazendo capturas, desenhar em aplicativos especializados e escrever notas rápidas das quais a Cortana pode tirar informação, como avisos de agenda.

Além disso, a funcionalidade vem integrada com outros apps, como Maps e Microsoft Office. Você pode, por exemplo, desenhar o trajeto que quiser fazer no Maps e vê-lo em 3D, além de sublinhar o texto ou apagá-lo simplesmente riscando-o.

Plugins do buscador Microsoft Edge

O Edge nasceu para substituir (na etapa madura) o veterano navegador Internet Explorer. Este foi seu primeiro ano de vida, e as críticas são díspares. Com essa nova atualização, a Microsoft pretende dotar seu navegador das funções que faltavam em comparação com seus competidores e agregar outras únicas para destacá-lo frente aos demais. A integração com a Cortana foi uma das apostas, já que permite fazer buscas por voz dentro da página. Também foi incluído o esperado sistema de plug-ins. Assim como o Chrome tem Youtube, Maps, Drive, Gmail e Google+, o Edge terá plugin em Adblock, Evernote, Amazon, Pinterest e Pocket.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_