Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

País de Gales faz história, elimina a Bélgica e está na semifinal da Eurocopa

Belgas saíram na frente, perderam muitos gols e levaram a virada por 3 a 1

Jogo Pais de Gales x Belgica ao vivo pela Eurocopa 2016
Kanu comemora o gol da virada de Gales. EFE

País de Gales fez história. Em sua primeira participação na fase final da Eurocopa, venceu a Bélgica de virada por 3 a 1 nesta sexta-feira e se classificou para a semifinal do torneio. O time do astro Gareth Bale enfrenta Portugal, de Cristiano Ronaldo, na próxima quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), por uma vaga na decisão. Do outro lado da chave, Alemanha e Itália jogam amanhã e enfrentam o vencedor de França x Islândia, que acontece no domingo.

Bale, estrela maior do time galês, passou em branco contra a Bélgica. Foi apenas mais um dentro do conjunto formado pelo técnico Chris Coleman. Gales se impôs sobre os belgas, mais fortes tecnicamente, graças à força de sua defesa, aos passes precisos de Ramsey e a péssima pontaria dos rivais, que perderam pelo menos cinco chances claras de gol no começo do segundo tempo, quando a partida estava empatada por 1 a 1.

A Bélgica também oscilou muito. Alternou entre momentos de brilho e outros de total inoperância. No começo da partida, por exemplo, foi muito melhor. Logo aos 13 do primeiro tempo, Nainggolan recebeu na intermediária e soltou uma bomba para abrir o placar. O domínio, porém, durou pouco. Os belgas recuaram após o gol e foram pressionados até que o capitão galês Ashley Williams subiu bem de cabeça para empatar, aos 31 minutos.

O começo do segundo tempo foi um verdadeiro massacre dos belgas. Foram oito minutos de pressão intensa, mas péssima pontaria. Foi impossível não lembrar do ditado mais popular do futebol -quem não faz, toma- quando, aos 9 minutos, o centroavante Robson-Kanu recebeu na área, deu um lindo drible em dois marcadores e bateu com categoria para virar a partida. O gol desesperou a Bélgica, que se desorganizou. Aos 40, Vokes aproveitou cruzamento na área para dar números finais ao encontro.

Gales só tem uma coisa a lamentar. Perdeu Ramsey, cérebro da equipe, para a semifinal. O craque do Arsenal levou cartão amarelo e está suspenso da partida contra Portugal.

Veja como contamos País de Gales 3x1 Bélgica no minuto a minuto pela Eurocopa.

MAIS INFORMAÇÕES