FUTEBOL | BARCELONA

Neymar renova com o Barça por cinco anos

Atacante brasileiro ganhará 15 milhões de euros líquidos por temporada

Neymar, com seu filho, durante a comemoração do Barcelona no Camp Nou, no final da temporada 2015-16.
Neymar, com seu filho, durante a comemoração do Barcelona no Camp Nou, no final da temporada 2015-16.Vicens Giménez

A renovação de Neymar com o Barcelona já está assinada. O clube confirmou a notícia em nota divulgada um dia depois de o presidente Josep Maria Bartomeu anunciar o acordo, na entrevista coletiva em que apresentou um balanço da temporada 2015-16. Assim, Neymar será jogador do Barça até 30 de junho de 2021. O atacante brasileiro já havia anunciado, na noite anterior pelo seu Twitter, a assinatura do seu novo contrato com o time.

MAIS INFORMAÇÕES

Na entrevista em que antecipou a renovação do contrato do atleta com o clube, na quinta-feira, o presidente do Barça ressaltou que faltava apenas a análise dos advogados para evitar problemas como os que resultaram numa multa de 5,5 milhões de euros (quase 20 milhões de reais) por crime fiscal relativo à sonegação de impostos dos anos 2011 e 2013. Agora, os documentos não só estão redigidos como também já foram assinados pelo jogador, na quinta-feira, e por representantes legais do Barça, nesta sexta.

Neymar passará a ganhar 15 milhões de euros (53,6 milhões de reais) líquidos por temporada, segundo fontes do clube, e ficará ainda distante dos mais de 20 milhões de euros pagos por ano a Leonel Messi, o jogador mais bem remunerado do elenco. “O contrato de Messi é uma linha vermelha da qual ninguém no elenco jamais irá se aproximar”, disse um dirigente do clube.

A cláusula de rescisão foi fixada 200 milhões de euros no primeiro ano de contrato, 222 milhões no segundo, e 250 nas três últimas temporadas (894, 794 e 715 milhões de reais, respectivamente). No mesmo comunicado, o clube anuncia que no próximo dia 15 o evento em comemoração à permanência do astro, antes da incorporação do atacante à seleção olímpica do Brasil.