_
_
_
_
_

Elizabeth II chama delegação chinesa de “grosseira”

Comentário foi feito durante conversa com a responsável pela segurança na visita do presidente chinês a Londres

A rainha Isabel II.Vídeo: EL PAÍS VÍDEO
Mais informações
Elizabeth II, a rainha sem época
A longa vida de Elizabeth, ‘a Silenciosa’

Um comentário da rainha Elizabeth II sobre o comportamento grosseiro da delegação diplomática chinesa durante a visita de Estado do presidente Xi Jinping a Londres no ano passado gerou polêmica no Reino Unido. Em conversa com a comandante de polícia Lucy D’Orsi, gravada pelas câmeras de televisão, a rainha qualificou os funcionários chineses como “muito, muito grosseiros”. D’Orsi, responsável pela segurança da visita de Xi, explicava em uma recepção nos jardins do Palácio de Buckingham os problemas que teve com os visitantes, que se retiraram de forma abrupta ao fim da reunião, deixando a comandante e a embaixadora para trás.

“Foram muito grosseiros com a embaixadora [britânica na China], não?”, perguntou a rainha quando conversava com a comandante encarregada da segurança da visita de Xi, segundo a gravação divulgada pela televisão.

O Governo, que evitou comentar as declarações da rainha, afirmou que a visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Reino Unido foi “um sucesso”. “A visita de Estado do presidente Xi ao Reino Unido no ano passado foi muito bem-sucedida e as duas partes assim o reconheceram”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, em uma entrevista coletiva em Pequim.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_