_
_
_
_

Entenda como são os planos de Internet em outros países

Polêmica da franquia de dados não é uma exclusividade do mercado brasileiro

Edilson Rodrigues (Agência Senado)

A declaração do ministro Gilberto Kassab (Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações ) de que o modelo de franquia de dados na internet de banda larga fixa poderia, ainda neste ano, se tornar uma realidade no Brasil gerou uma onda de manifestações nas redes sociais. O assunto chegou a ser o mais comentado no Twitter durante esta sexta-feira. Usando a hashtag #NãoAOLimiteDeInternet, os usuários protestaram contra a medida, que foi depois negada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo próprio ministério. O modelo de franquias já é utilizado em outros países como os Estados Unidos. Entenda como são os planos em outros lugares.

Mais informações
Declaração de Kassab reacende debate: era da Internet ilimitada corre risco no Brasil?
Whatsapp é o serviço de videochamadas que mais consome dados?
A balcanização da internet pode começar no Brasil
“O desafio é preservar direitos e privacidade diante da tecnologia”

Estados Unidos

A franquia de dados na internet fixa de banda larga já é utilizada em algumas operadoras dos Estados Unidos. A AT&T, por exemplo, tem pacotes de dados de 300 GB até 1 TB. Em todos os planos, o cliente pode anular a restrição pagando 30 dólares mensais a mais. No caso da empresa Comcast, acontece o mesmo. Há um teto de 300 GB, porém, quando o limite é superado, o cliente pode pagar mais 30 dólares e continuar utilizando a Internet. Já a Google Fiber possui internet ilimitada. Os preços de internet de banda larga oscilam entre 30 e 120 dólares no país, dependendo do serviço contratado e da cidade e estado, informa Rosa Jiménez Cano.

Argentina

Os contratos não impõem limites de uso de dados, mas sim de velocidade. As ofertas oscilam entrem 2 e 20 megas, de acordo com o que o usuário está disposto a pagar, geralmente mediante ofertas que também incluem o serviço de televisão a cabo e telefone fixo. No entanto, o tema gera debate. A média de velocidade na Argentina era, até o ano passado, de 4,4 megas, quatro vezes menor que a mundial. As empresas, porém, prometeram que, até 2019, a velocidade média subirá até os 15 megas, informa  Federico Rivas Molina.

Colômbia

Por lei, na Colômbia a banda larga é considerada uma conexão com uma velocidade que permite descarregar dados de, ao menos, 1.000 Kpbd (kilobites) e subir no mínimo 512 Kpbs. As empresas de telefonia oferecem diferentes velocidades em seus planos de internet. No entanto, não existe em todas as empresas uma oferta que garanta o acesso ilimitado de banda larga. Alguns empresários do setor já afirmaram que ter uma disponibilidade ilimitada poderia afetar a qualidade do serviço e gerar um congestionamento das redes móveis do país, informa Sally Palomino.

Alemanha

Na Alemanha, a companhia 02 oferece planos com franquia de internet. Quando o usuário atinge o limite, a velocidade é reduzida. A regra de redução, no entanto, só passa a valer após o terceiro mês consecutivo em que o pacote da franquia é estourado.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_